Chapadão do Sul/MS

CORRENTISTA foi vítima de estelionato em Chapadão do Sul. R$ 1.920,00 foram sacados de sua conta

O correntista de um banco de Chapadão do Sul foi vítima de um golpe de R$ 1º920,00 numa lâmina de cheque em seu nome. Ao perceber que o dinheiro fora sacado procurou a agência para buscar mais informações. Estranhamente a cópia possui a mesma numeração de uma lâmina que ainda está no talão e nunca foi usada, caracterizando o crime de estelionato. Segundo o Boletim de Ocorrências a vítima disse que sua assinatura foi falsificada. Ataques contra contas bancários de cidadãos não são raras no município.

Em junho deste ano cidadão sul-chapadense foi vítima de estelionato e teve os dados cadastrais usados por criminosos em Brasília. Ele descobriu o crime ao ser informado que estava no Serasa e SPC. Após pesquisa nos órgão competentes foi constatado que seu cadastro acabou usado para compras com sua identidade e RG falsificados. Os negócios foram efetuados em empresas de telefonia. O caso – de difícil solução – é objeto de investigação da Polícia Civil. Os policiais advertem que a manipulação de dados – principalmente – na internet pode ser uma “faca de dois gumes” e lesar os internautas.

Segundo fontes policiais a população deve se precaver de estelionatários que tentam aplicar golpes por meio de contatos telefônicos em vários estados. Ainda não há informações sobre como os criminosos tiveram acesso aos dados do cidadão de Chapadão do Sul, mas todos os brasileiros já colocaram os seus na rede mundial e estão sujeitos à ação de piratas virtuais. Não há uma fórmula pronta para escapar destes golpes.

ATENçãO: O mais impressionante é a frequência desses golpes: a cada 1º segundos um consumidor é vítima de uma tentativa de roubo de identidade. Com os dados da vítima em mãos, os estelionatários conseguem fazer compras, financiamento, pedir dinheiro emprestado. Só primeiro trimestre foram registradas mais de 500 mil tentativas de fraude, 5% mais do que no mesmo período do no ano passado. Quem tem os documentos roubados corre risco de sofrer uma tentativa de fraude.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também