Chapadão do Sul/MS

CONGESTIONAMENTO gigantesco em Chapadão do Sul repercutiu em vários estados. Governo do MS já se preocupa com manifestação

Chapadão do Sul ganhou destaque nacional neste domingo devido ao protesto dos empresários e trabalhadores do setor de transporte de cargas que bloquearam a MS-306, causando um congestionamento de mais de cinco quilômetros. Juntamente com o Paraná e Santa  Catarina o município representou o Mato Grosso do Sul no segundo dia de mobilização da categoria contra o aumento dos combustíveis no domingo. Somente carros de passeio e caminhões com cargas vivas ou perecíveis estão sendo liberados nos dois sentidos da rodovia.

            Os trabalhadores do ramo de transporte de cargas de Chapadão do Sul já conseguiram chamar a atenção do governo do estado para suas reivindicações. Na tarde deste domingo representantes da governadoria entram em contato com as lideranças do movimento. Não foi revelado o teor da conversa, mas a categoria cobra as promessas de campanha em torno da revisão da alíquota do ICMS do estado, um dos mais caros do Brasil e com sérios reflexos no preço do óleo diesel. O valor dos fretes não acompanha os demais itens da cadeia de serviços afetados pela majoração.

           A Rádio Gaúcha de Porto Alegre chegou a destacar a formação de longas filas de caminhões em Chapadão do Sul devido à interdição  da MS-306. A repercussão na mídia teve início na sexta-feira com o site chapadensenews.com.br. Logo a seguir vários veículos de comunicação da Capital repercutiram o assunto, entre elas a TV Morena que eviou uma equipe de reportagem para o local neste domingo. O G1MS passou a dar muito espaço em sua grade de jornalismo para este assunto que  de interesse nacional que tem Chapadão do sul como “carro chefe” no MS.  As lideranças do movimento já conseguiram chamar atenção do governo do estado, falta apenas abrir um canal de negociação confiável para diminuir os prejuízos dos transportados e também dos empresários que pagarão o aumento decretado pelo governo federal.

            Além de Chapadão do Sul, Paraná e Santa Catarina (hoje)  foram realizadas interdições no Km 650 da MG-040, em Cristiano Otoni, na região central. A Fernão Dias está interditada em Igarapé, Grande BH e em Carmópolis de Minas, Oliveira e Santo Antônio do Amparo. Há protesto ainda na BR-356, no bairro Olhos D’Água, Região Oeste de Belo Horizonte. Ali, apenas os caminhões são impedidos de passar.  A mesma situação é verificada em São Paulo, Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. 

A Justiça Federal em Minas Gerais havia determinado, na terça-feira, através de uma decisão em caráter liminar, o desbloqueio imediato de todas as rodovias federais no estado que estejam com trânsito interditado por caminhoneiros, filiados ou não a sindicatos. Mas a determinação foi ignorada. Segundo a decisão, são citados como réus a União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) e o Sindicato dos Transportes Autônomos de Carga de Minas Gerais (Sinditac-MG). Cabe recurso.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também