Instalações mal feitas e equipamentos irregulares podem provocar choques elétricos. Confira as dicas da Eletrotécnica Reobote para evitá-los. Praticamente tudo o que usamos precisa de energia elétrica para funcionar, por isso os acidentes com eletricidade são tão comuns.Dados das Concessionárias de Energia apontam para um índice de falecimentos em torno de 20% dos acidentes que envolvem choques elétricos.
Por isso é tão importante planejar e executar uma instalação elétrica segura através da contratação de um profissional capacitado e utilizando produtos fabricados segundo as normas técnicas vigentes no país. Embora sejam aparentemente simples, as instalações elétricas exigem atenção e conhecimento para saber o que podem acarretar e como evitar acidentes, pois qualquer falha pode oferecer perigo.
?Para amenizar o risco dos choques elétricos, alguns componentes não podem faltar, como o fio terra ? proteção básica e essencial contra choque elétrico ?, dispositivos diferenciais residuais (DR?s), que interrompem a alimentação do sistema elétrico em caso de fuga de corrente, e tomadas 20+T (com dois pólos e mais o contato para o fio terra), que devem ser instalados em imóveis novos ou nas reformas dos usados.Esses dispositivos, associados ao bom uso dos aparelhos, podem reduzir o consumo de energia, além de evitar possíveis acidentes domésticos envolvendo eletricidade.? (Foto Ilustração)
FONTE: Alirio Macêdo – Responsávl Técnico (CREA-MS_
Contato pelos fones (VIVO) 991º4820 (TIM) 816301º20(OI) 840402020