Chapadão do Sul, uma das cidades que mais cresce na região norte de Mato Grosso do Sul, vai ganhar mais uma escola estadual para atendimento da crescente demanda de alunos que estão saindo do ensino fundamental, para ingressar no ensino médio. O anúncio foi feito hoje pelo prefeito Dr. Felipe, que já havia estabelecido um contato nesse sentido com o Governo de Mato Grosso do Sul no início do ano, depois de alguns meses de mandato.
Na última terça-feira, Dr. Felipe esteve em Campo Grande, em reunião com a secretária de Estado de Educação, professora Maria Nilene Badeca da Costa, fechando parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a construção de mais uma escola estadual em Chapadão do Sul, que fica a 331ºquilômetros da Capital.
A Prefeitura já doou uma área no Bairro Flamboyant, no Parque União, para a construção da nova unidade escolar e caberá ao Estado buscar os recursos para início das obras. ?Nossa cidade está crescendo e precisamos garantir salas de aula para todos os nossos alunos. Essa nova unidade escolar vai nos atender por um bom tempo?, justificou o prefeito que prioriza educação na sua administração municipal.
?Somos conscientes de que precisamos garantir não só boas e confortáveis salas de aula como também bons professores e todo equipamento necessário para ampliar a qualidade do ensino dos nossos estudantes?, afirmou Dr. Felipe. Ele informou que o município conta com uma cerca de 4.000 alunos da Rede Municipal de Ensino, distribuídos em três escolas de ensino fundamental no meio urbano e três no meio rural, sendo que uma delas divide suas instalações rurais para o ensino médio, que é de responsabilidade do Governo do Estado, que conta com outras duas escolas (estaduais) no meio urbano.
Além disso, Chapadão do Sul, segundo a secretária municipal de Educação, Vainer Estela Martins André, conta também com outros quatro CEIs (Centro de Educação Infantil), que desenvolvem um trabalho de qualidade junto às crianças, preparando-as para ingressarem no ensino fundamental como alunos interessados em aprender.
TRANSPORTE ? Para garantir que todos as crianças, jovens e adolescentes de Chapadão do Sul tenham acesso às salas de aula, mesmo morando no meio rural, a Prefeitura investe pesado na manutenção das escolas urbanas e rurais, com ensino de qualidade. E para garantir a ida e volta desses alunos diariamente às escolas, o município mantem uma frota de 320ônibus e micro-ônibus que percorrem diariamente uma média de 6 mil quilômetros.
Durante o mês/aula, como no mês de agosto (20 dias), esses veículos perfazem em média 1º20mil quilômetros percorridos entre o meio rural e urbano e vice-versa, que equivalem a mais de três voltas sobre o Planeta Terra. ?Só em transporte escolar, promovemos um grande investimento para garantir educação das nossas crianças. Mas tudo isso só é possível para uma prefeitura como de Chapadão do Sul, que prioriza a educação?, afirma a secretária Vainer Estela Martins. (Assessoria da Prefeitura)