Chapadão do Sul/MS

Chapadão do Sul no ranking dos 1º municípios com menos incidência de dengue no estado

A Prefeitura de Chapadão do Sul, alerta a população sobre os cuidados que se deve ter para prevenção a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A Secretaria de Saúde informa que mesmo com poucas chuvas, a prevenção ainda é essencial para que não haja casos de dengue no município. Segundo o Prefeito Dr. Felipe, embora o índice de casos de dengue em Chapadão do Sul tenha aumentado este ano, o percentual de incidência diminuiu muito, Chapadão do Sul que ocupava o 56° Lugar no ranking dos municípios com menor incidência, hoje se posiciona na 1ª posição do ranking, sendo um dos municípios com o menor percentual de incidência de todo o estado.

Em 201º um novo vírus da dengue o ?TIPO 4? se alastrou por todo o país, causando assim uma epidemia que tomou conta de todos os municípios brasileiros. ?A população tem que se unir a prefeitura e nos ajudar a combater o mosquito, estamos hoje entre os 1º municípios com menos incidência, mas isso não nos deixa livre dos perigos da dengue? Citou o prefeito ao enaltecer o trabalho de combate ao mosquito realizado pela Secretaria de Saúde.

A dengue só pode ser combatida com o auxilio da população e algumas medidas são eficazes e bem simples e podem ser adotadas por toda comunidade. São elas:

1º Cobrir caixas d?água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas.

20 Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água.

3. Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água.

4. Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles.

5. Usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso.

6. Limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado.

7. Esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto.

8. Guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto.

9. Lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais.

1º. Lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água.

O TRANSMISSOR

Aedes Aegypti é o nome do mosquito inimigo que transmite a dengue. Ele se desenvolve em água parada e limpa. A transmissão ocorre através da picada do mosquito infectado com o vírus da doença. O Aedes aegypti é menor que o mosquito comum e tem micro listras brancas.

SINTOMAS DA DOENçA

Febre alta por vários dias seguidos, dores de cabeça, nos olhos, músculos e articulações, manchas avermelhadas por todo o corpo e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz, falta de apetite, desânimo e muita fraqueza são sintomas da picada do Aedes Aegypti, o mosquito da dengue. Toda pessoa que apresentar sintomas da doença deve imediatamente procurar uma unidade de saúde para obter orientação médica. (assessoria da prefeitura)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também