Representantes de entidades,da prefeitura e da Câmara de Vereadores reuniram-se na sala da presidência do Legislativo para discutir uma estratégia capaz de garantir o traçado da MS-320 cortando a região central de Chapadão do Sul ao invés da rota em direção a Paraíso das águas. Os dois municípios travam uma queda de braço nos bastidores políticos do estado. Os parlamentares da cidade vizinha já acompanham o prefeito Xixi desde o início da discussão. Já Chapadão do Sul adotou a estratégia equivocada de buscar a solução de forma isolada de parte de entidades e até mesmo doo Poder Executivo, cujo trânsito no governo não é o mesmo da cidade vizinha. A reunião de hoje pretende unir forças para uma ação em bloco definitiva nesta disputa pela estratégica MS-320.
Na semana passada a vice governadora, Simone Tebet, confirmou que o Governo do Estado vai mesmo pavimentar a MS-320, objeto ?de desejo? de vários grupos de produtores rurais de Chapadão do Sul, Pouso Alto e Paraíso das águas. A mensagem de Tebet se deu durante agenda de representantes da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul, em Campo Grande, na última quinta-feira. Segundo a vereadora Sônia Maran, falta apenas definir o traçado que receberá a pavimentação asfáltica para a criação de mais um importante corredor de grãos, cana e gado na região. A agenda dos parlamentares na Capital foi extensa e será detalhada pela assessoria do Legislativo durante a semana. Estiveram na Capital Wagner Inácio (presidente), Sônia Maran (1ª secretária), Paulo Quaranta (20 secretário), Rosemari da Cruz (vice-presidente), Elton Silva ( 20 vice-presidente) e Abel Lemes.
QUEDA DE BRAçO ? Não é segredo para ninguém que nos bastidores políticos e empresariais de Chapadão do Sul e Paraíso das águas acontece uma disputa política pelo melhor traçado da MS-320. Certamente o município que tiver mais trânsito na Assembléia Legislativa e com o governador André Pucinnelli será favorecido. Ciente da importância desta obra para Chapadão do Sul a Câmara já acionou suas bases na Capital, incluindo uma agenda com a vice-governadora Simone Tebet.
Já o deputado federal Edson Giroto é o principal aliado de Paraíso das águas e do distrito de Pouso Alto pelo traçado. Em recente visita ao mais novo município de Mato Grosso do Sul ele levou o diretor executivo da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) Hélio Yudi e o engenheiro Ocemar Ribeiro. Eles visitaram a MS-31º e o trevo de acesso à Paraíso das águas que também passará por futuras mudanças após o término da obra da pavimentação asfáltica que ligará parte das rodovias MS-209, MS-31º e MS-320.
Chapadão do Sul também está articulado e já buscou ajuda do governador André Puccinelli através do Sindicato Rural. Os produtores mostraram um mapa que – teoricamente ? seria mais vantajoso para a região por ser central, beneficiando um número maior de armazéns, incluindo uma importante área de expansão da usina Iaco Agrícola.