O Nacional 2023 realizado entre os dias 20 a 23 de julho no CT Willy Laars, em Irati (PR), atraiu um público expressivo. De acordo com o sistema de monitoramento instalado pela Secretaria Municipal de Segurança cerca de 90 mil pessoas participaram do evento nos quatro dias de festa do tradicionalismo Gaúcho que contou com provas artísticas e campeiras. De acordo com o presidente da CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha) Roberto Basso, a edição do Nacional realizada em Irati foi uma das maiores já registradas, principalmente pelo número de participantes inscritos em competições – aproximadamente cinco mil.
“Muitos não conheciam Irati e adoraram a cidade. As pessoas foram muito receptivas, toda a população está de parabéns. Foi uma festa maravilhosa, com público muito expressivo”. O Nacional contou com o 15º Fenart (Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha), o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas. Segundo a organização, o evento movimentou em torno de 10 mil pessoas, vindas de outros estados e de diversas cidades do Paraná, além do público local e regional que pôde prestigiar toda a programação de forma gratuita.
Para o prefeito Jorge Derbli, o Nacional foi uma oportunidade de apresentar Irati para pessoas de diversas cidades brasileiras, além de fomentar a economia. “Estamos muito satisfeitos com os resultados dos eventos e com a movimentação que eles proporcionaram. Nossa cidade tem um grande potencial e demonstramos isso na qualidade dos serviços aqui ofertados e na hospitalidade da nossa gente”, ressalta.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), José Haroldo, disse que o evento superou todas as expectativas. “Foi o maior Nacional já realizado. Foi muito além do que esperávamos, principalmente pelas participações. Com certeza foi a melhor estrutura visitada pelos tradicionalistas, tanto pelos palcos para a artística, como pela pista de laço coberta para a campeira”. De acordo com a CBTG, o próximo Nacional ocorrerá em 2025, em Brasília, no Distrito Federal.
MTG/MS participou do evento com quatro CTGs

Segundo o Diretor Artístico do MTG-MS, Douglas da Rosa, todos os CTGs do Mato Grosso do Sul, representam a Federação Estadual que é o MTG-MS. Ele está na direção artística junto com o Presidente Agadir Mosmann desde 2017. A sede é em Maracaju MS. O Estado tem 18 CTGS filiados. Em Irati participaram quatro. Querência da Saudade de Ponta Porã / Chama Crioula de São Gabriel do Oeste / Tropeiros da Querência de Campo Grande / Nova Querência de Maracaju. Cerca de 350 de MS estiveram no evento.
O CTG Cultivando a Tradição de Chapadão do Sul estava classificado nos eventos estaduais, mas desistiu de participar do Nacional de Irati. Governo do estado de Mato Grosso do Sul, através da secretaria de Cultura e do governador do estado patrocinou a viagem entre Campo Grande e Irati/PR, com ônibus confortáveis.
Fonte – Prefeitura de Irati / Douglas Rosa, Diretor Artístico do MTG-MS,











MATÉRIA relacionada no link abaixo