Um caminhão do frigorífico Aurora de Chapecó, Santa Catarina, fez o famoso ?L? e saiu fora da pista na MS-306, na localidade conhecida por Vaca Parida. A rodovia ficou interditada por mais de duas horas e formou um engarrafamento de cerca de dez quilômetros nos dois sentidos. Não há registro de feridos, mas o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul foi acionado porque o tanque de combustível vazou havia risco de explosão no local. O COB (Comando de Operações do Bolsão) também se deslocou devido ao caos no trânsito. Centenas de caminhões ficaram estacionados à espera da liberação até às 20 horas da noite desta terça-feira.
Até o momento não há informações sobre os motivos do acidente, ocorrido há cerca de 20 quilômetros de Chapadão do Sul e onde não há sinal de celular. Os militares do Corpo de Bombeiros e do COB ficaram isolados porque não havia comunicação. Caminhão guincho foi acionado para tirar o caminhão da pista e liberar o tráfego novamente. Na manhã desta quarta-feira vamos atualizar as informações após a volta dos PMs do COB e dos Bombeiros.
A parte dianteira da cabine do cavalo placa MHJ-41º9 de Chapecó (SC) bateu no chão e ficou parcialmente destruída. Já a carroceria placa MKY-0820 não foi atingida aparentemente. O caminhão seguia no sentido Cassilãndia/Chapadão do Sul quando aconteceu o acidente. A seguir mais informações.
EFEITO ELE (L) – Um dos acidentes mais comuns nas rodovias, envolvendo veículos articulados (Cavalo-trator e semi-reboque), atende pelo nome de efeito ?L?. é corriqueiro o motorista alegar, quando indagado a respeito do acidente, que seu veículo ?deu L?. Mas afinal, por quê ocorre o efeito ?L? nestas combinações de veículos? A resposta para esta questão está intimamente ligada aos seus sistemas de freios. Um sistema de freios deve funcionar simultaneamente, na relação eixos do cavalo-trator com eixos do semi-reboque ou ainda com ligeiro acionamento prévio do sistema de freios do semi-reboque.
Quando isto não ocorre, geralmente o condutor pode perder o controle do veículo. Esta situação pode inclusive ocorrer em trechos de reta e até em velocidade moderada. Quando o sistema de freios de um semi-reboque é acionado ocorrendo o bloqueio dos eixos, sem que haja o acionamento do sistema de freios do cavalo-trator, o semi-reboque pode derivar lateralmente, causando a perda de controle do veículo.
Quando o sistema de freios do cavalo-trator é acionado apenas no eixo dianteiro do cavalo-trator, não havendo o bloqueio do eixo traseiro e dos eixos do semi-reboque, o semi-reboque se lança para a frente, sendo impossível a dirigibilidade do conjunto e, nestes casos, ou o veículo se envolve em uma colisão com os demais veículos à frente ou, se o seu condutor tentar derivar para qualquer direção, poderá causar o tombamento do conjunto.