Esta Lhasa Apso lindona chama-se Luna, dona do sofá e do coração da Ana Paula Daí. Ela tem apenas um ano e dois meses de puro charme. Vamos colocar a foto de Luna na galeria que temos no rodapé do site intitulada o ?Cão Mais Charmoso de Chapadão do Sul?. Este concurso nunca teve um campeão porque o sistema de votação acabou não sendo o ideal e porque todos são astros para seus donos. Por conta deste detalhe decidimos deixar a galeria no local onde está e recebendo novos mimos. Quem quiser mandar a foto de seu bichinho sinta-se à vontade.
Voltando à Luna, sua raça é tida uma das preferidas do homem ao longo dos séculos. Não é à toa que sua dona cuida tão bem desta mimosa. As origens exatas de seu nome ainda são desconhecidas, Lhasa foi provavelmente tirada da capital do Tibete, e Apso significa “cabra do tibete” na linguagem tibetana, provavelmente em alusão à longa e dura pelagem.
Durante 20mil anos este cão foi criado apenas no Tibete por monges e nobres. Ele era usado como um cão de guarda em templos e monastérios, era considerado um cão sagrado, pois acreditava-se que quando o dono morria, seu espírito entrava no corpo do Lhasa Apso.
A raça então se espalhou entre outras partes do mundo, principalmente por causa do Dalai Lama, que os presenteava aos diplomatas estrangeiros visitantes. Em meados da década de 1º20, a raça teria sido vista pela primeira vez na Grã-Bretanha, e foi introduzida nos Estados Unidos na década seguinte. Este cão forte, inteligente, afetuoso, e meigo com as crianças é um excelente companheiro. Desconfiança com estranhos, uma audição muito sensível e um latido agudo o tornam um ótimo cão de alerta. Adapta-se bem à vida em apartamento, mas adora andar.