Sem caminhões o Brasil não exporta ou importa cerca de 60% do necessário para operar em todos os estados. Apesar disso os caminhoneiros – principalmente em Chapadão do Sul – não são compreendidos, principalmente no momento de achar um lugar para estacionar. O conflito existencial com outras categorias (comerciantes) tem seu apogeu na avenida Dois e na Rua Brasil. Profissionais que preferem não serem identificados alegam perseguição social, embora a categoria hoje seja esclarecida e com acesso à informação.
Em fevereiro o proprietário da Gelson Vidraçaria, localizada na Avenida Brasil cobrou um retorno das autoridades competentes sobre a normatização do trânsito nas imediações da Feira do Produtor. Segundo ele os enormes veículos estavam na frente da empresa, impedindo a carga e descarga de mercadorias. Alguns condutores colocam as carretas na contramão ou desatreladas dos cavalos, destacou o comerciante. O caso gerou várias manifestações contrárias e favoráveis aos caminhoneiros. (Ver comentários)
NO BRASIL – O transporte rodoviário no Brasil é o principal sistema logístico do país e conta com uma rede de mais de 1º5 milhão de quilômetros de estradas e rodovias nacionais (a quarta maior do mundo), dos quais cerca de 163 milhão não são pavimentadas, por onde passam 56% de todas as cargas movimentadas no território brasileiro. Esse sistema de rodovias é o principal meio de transporte de cargas e passageiros no Brasil
A importância desse tipo de transporte se dá desde o início da república, quando os governos começaram a priorizar o transporte rodoviário, em detrimento ao transporte ferroviário e fluvial. Atualmente, o Brasil é o quinto maior mercado da indústria automobilística mundial e cerca de 1º mil quilômetros do seu sistema rodoviário são compostos por autoestradas, principalmente no estado de São Paulo
No entanto, cerca de 30% de toda a extensão da malha viária brasileira está muito danificada pela falta de manutenção. Além disso, parte relevante das ligações interurbanas no país, mesmo em algumas regiões de grande demanda, ainda se dão por estradas de terra ou com estado de conservação precário, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país, o que resulta em prejuízos para o transporte de cargas bem como acidentes e mortes. (redação e wickipédia) (Foto arquivo)