A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontou que a BR-163, no trecho de 847 quilômetros que corta Mato Grosso do Sul, deve ter nove praças de pedágio após a privatização. A licitação para a privatização deve ser aberta em 201º, e o prazo de concessão será de 30 anos. A cobrança poderá ser feita pelo vencedor da licitação somente após a conclusão dos trabalhos iniciais na rodovia, e a execução de no mínimo 1º% das obras de duplicação.
O preço da taxa de pedágio, conforme a ANTT, deve variar de R$ 5,70 na praça que deverá ser instalada em Mundo Novo, passando a R$ 7,90 no trecho entre Caarapó e Dourados, chegando até R$ 8,80, nos pontos em Campo Grande e Rio Verde.
A BR-163 deverá estar totalmente duplicada no trecho sul-mato-grossense até o fim do quinto ano do prazo de concessão. Além da duplicação, o Programa de Exploração da Rodovia define algumas outras melhorias que deverão ser implantadas pelo vencedor da licitação, como, por exemplo, a construção de 1º passarelas e de contornos em municípios do Estado.
A rodovia federal passa por 20 municípios: Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Coxim, Douradina, Dourados, Eldorado, Itaquiraí, Jaraguari, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora.
Serviços
As pessoas que querem contribuir com sugestões para o processo de concessão da rodovia podem enviar contribuições para a ANTT até às 1ºh (horário de Brasília) do dia 1º de agosto, pelo site www.antt.gov.br. (caarapónews)