Chapadão do Sul enfrenta hoje um grande problema na área de trânsito, com acidentes acontecendo diariamente, inclusive com mortes, e as autoridades municipais decidiram se unir para discutir os problemas e buscar soluções para preservar a vida. Na quinta-feira, houve uma importante reunião na Câmara com a presença dos vereadores, representantes do Poder Executivo, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para debater o tema trânsito, colocando à mesa quais são os principais problemas, as causas para a quantidade enorme de acidentes e principalmente ações, soluções e parceiras.
A diretora do Departamento Municipal de Trânsito, Nilzete Pereira falou sobre algumas ações que a Prefeitura já vem desenvolvendo, como palestras em parceria com empresas e Associação de Pastores, blitz educativas, campanhas de educação no trânsito, além de mais investimento na melhoria da sinalização horizontal e vertical.
A imprudência foi considerada por todos como a maior causa dos acidentes, além da alta velocidade. O Comando do Corpo de Bombeiros apresentou dados que mostram um aumento de mais de 20% no número de ocorrências em 201º, em comparação com 201º O tráfego e o estacionamento de carretas na cidade também esteve em pauta.
Várias ideias foram debatidas, entre elas, maior atuação da Polícia Militar nos horários e locais de maior movimento. A PM é parceira no trabalho de orientação dos motoristas, contudo irá intensificar as multas aos infratores e apreensão de veículos irregulares. Também foi citada a necessidade de melhorar o tráfego nas passagens dos viadutos da rodovia MS 306 e a instalação de semáforos parece ser a solução mais viável.
O Secretário de Obras, Vanderson Cardoso anunciou que um engenheiro de trânsito está promovendo um novo estudo para propor melhorias, entre elas a instalação do sistema binário. A criação da guarda municipal foi defendida por todos, além da realização de campanha continuada de conscientização.
Os vereadores reafirmaram a parceria e estão empenhados na busca por soluções, porém cobraram do Poder Executivo ações mais efetivas para a diminuição do número de acidentes. (Assessoria da Câmara)