Os estudantes cadastrados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 201º devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 35, até esta quarta-feira (20). O boleto é recebido nas agências do Banco do Brasil e, desde segunda-feira (20), o pagamento também pode ser efetuado nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais, segundo informações do MEC (Ministério da Educação)
Quem não for isento e não efetuar o pagamento do boleto até amanhã terá a inscrição no exame cancelada. O participante concluinte do ensino médio no ano de 201º, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, está automaticamente isento do pagamento da taxa. Também era possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.
O Enem 201º teve 9.51º.820 inscritos – um recorde para o exame. O número representa um aumento de 20,8% em relação aos 7.834.01º de inscritos no ano passado. O prazo para inscrição terminou na última sexta-feira (20). O número também superou a previsão do governo, que esperava receber 8,20milhões de cadastros no sistema.
Inscrições por regiões e Estados
Com 3.407.684, a região Sudeste foi a que apresentou o maior número de inscritos. O Nordeste aparece logo em seguida, com 3.06201º1ºcandidatos cadastrados. Na região Sul, foram recebidas 1º1º9.678 inscrições; na região Norte, 1233.1º9; e no Centro-Oeste, 857.1º5.
O Estado com maior número de inscritos é São Paulo, com 1º476.041º seguido por Minas Gerais, com 1257.520. Veja aqui a distribuição de inscritos por Unidade da Federação.
O balanço final do exame foi divulgado pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Chico Soares, em entrevista coletiva realizada em 20 de maio.
“O imaginário dos jovens brasileiros vem se alterando e as pessoas cada vez mais acreditam que podem mudar suas vidas a partir da educação, por isso temos esse crescimento constante no Enem”, afirmou o ministro.
Questionado sobre problemas de sobrecarga do sistema, o presidente do Inep disse que ontem, em uma hora, foram feitas 4 mil inscrições por minuto: “é muita gente e atendemos todo mundo”.
Dilma comemora no Twitter
Na manhã de sexta-feira (20), o exame chegou a 7.885.8520inscrições e bateu o recorde do ano passado. Em 201º, após a confirmação do pagamento da taxa, o número de inscrições confirmadas caiu para 7.163.574. A presidente Dilma Rousseff usou o Twitter para comemorar o recorde de inscritos no exame: “O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde!”, postou o perfil da presidente.