*Ribeiro Arce
Ao longo de milhares de anos o homem criou e cultivou inúmeros gestos que facilitam a convivência social. Muitos deles estão intrínsecos entre nós, são significativos e determinantes até para medir o grau de humanidade, civilidade e humildade do homem. Vou falar aqui de dois gestos que considero fundamental e que diariamente utilizamos, mas que nem sempre paramos para refletir sobre sua importância: tratam se dos atos de agradecer e desculpar-se.
Obrigado (a) é uma palavra que se repete com frequência muitas vezes ao dia. Basta alguém fazer um favor, por mais simples que seja e retribuímos de imediato, instintivamente com um obrigado. Agradecer algo é realmente muito bom, é gratificante. O brasileiro é um povo grato, está sempre agradecendo pela carona amiga; pela conta que o amigo pagou porque ele não podia naquela hora ir até a lotérica, banco ou farmácia pagá-la; pelos parabéns no dia do aniversário; pela caridade ao necessitado, enfim temos um monte de motivos para expressar nossa gratidão, inclusive por estar vivo e saudável. Obrigado Senhor!
Sempre lembro meus alunos da necessidade de agradecer, até porque se faz necessário agradecer a sociedade. é um agradecimento que não se faz diretamente a uma pessoa, mas é importante, tanto quanto o individual. Por isso muitos, às vezes, esquecem de agradecer o material didático, a merenda, a água, a energia elétrica, a bolsa de estudo, entre outros benefícios bancados pela sociedade e que garante o ensino público no país. Vejam o quanto é importante agradecer a nação a qual estamos inseridos.
Já o ato de desculpar-se é um gesto um quanto mais difícil do que agradecer, uma vez que nem todo individuo tem a grandeza de reconhecer o erro cometido. Pedir desculpa é reconhecer uma falha, só que esse gesto não é uma coisa fácil de ser tomada por muitos indivíduos, principalmente quando o pedido de desculpa tem que ser dirigido à sociedade. Quando o pedido de desculpa não chega é porque o cidadão ainda não cresceu interiormente o suficiente para admitir o seu erro.
Mas desculpar-se também é um gesto comum entre nós. O cidadão pede desculpa quando não pode comparecer em uma atividade em família ou de instituições. Em muitas cidades é comum as administrações públicas pedirem desculpas quando geram transtornos para seus munícipes, especialmente quando dificultam o tráfego por causa de obras nas vias públicas. A placa em local visível dá o recado ?desculpe pelo transtorno?. A desculpa é um gesto que está ligado diretamente ao bom senso, tanto de quem pede como de quem concede. Não é feio pedir desculpa, como acham muitos indivíduos orgulhosos, já aceitá-lá é o ato do perdão tão defendido pelas religiões no mundo a fora.
Venhamos e convenhamos, a vida pública brasileira está cheia de pessoas orgulhosas que não se dignificam a pedir uma desculpinha sequer, mesmo estando envolvidas até o pescoço no descaminho da fraude, do roubo. Você se lembra, por exemplo, ter visto algum dos envolvidos nos roubos levantados pela Polícia Federal nas operações Owari e Uragano em Dourados, vir a público e pedir desculpas pelos desvios de dinheiro público nos dois casos citados? Outro caso típico é do Mensalão, os envolvidos nesse caso escabroso de roubo do dinheiro público, teimam em pousar de inocentes diante das câmeras da imprensa e mesmo condenados não descem do pedestal do orgulho para pedir, sequer, uma desculpinha para o povo brasileiro, povo esse tão generoso que elegeu muitos deles como seus representantes na Câmara dos Deputados.
Ah! Vou aproveitar o momento e pedir desculpa para meus alunos do terceiro ano do Ensino Médio por não poder participar da festa de formatura deles, desejo muito sucesso. Vou também aproveitar esse momento tão especial para agradecer publicamente o apoio que recebi durante os meses a que tive submetido a tratamento de saúde. Agradeço meus familiares e amigos, os profissionais de saúde que direta ou indiretamente tiveram envolvidos no tratamento.
Também lembro e agradeço o conforto recebido dos meus alunos e colegas professores e da direção da escola estadual Reis Veloso que sempre estiveram ao meu lado nesse momento difícil de minha vida. Muito obrigado.
*Professor da rede estadual de ensino de MS. E-mail: [email protected]



