Chapadão do Sul/MS

Armadilhas capturam lagartas em Chapadão do Sul. Fundação Chapadão acompanha o monitoramento da Helicoverpa Armígera no MS

A Fundação Chapadão, a Fundação MS e a Embrapa Agropecuária Oeste, firmaram parceria com a Aprosoja MS (Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul), Fundems, Seprotur e o Governo do Estado para acompanharem o levantamento de dados sobre a incidência da lagarta Helicoverpa Armígera no período de entressafra nas regiões produtoras no MS.

A Fundação Chapadão ficará responsável pelo monitoramento de Chapadão do Sul, Costa Rica, Cassilândia, Camapuã, água Clara e Paraíso das águas. Os demais municípios terão a supervisão de outras entidades. Para o diretor da Fundação Chapadão, Edson Borges, este será a continuação do trabalho iniciado em regime de parceria com prefeituras de Chapadão do Sul, Paraíso das águas e Cooperativa Copper.

O trabalho que vinha sendo feito por técnico das prefeituras e outro da Fundação Chapadão terá a dinâmica alterada. Inicialmente os dois percorriam as fazendas e faziam os levantamento das lavouras. Nesta etapa um especialista da Fundação instalará armadilhas nas regiões pré-definidas e semanalmente coletará lagartas capturadas que serão enviadas para um laboratório no Rio Grande do Sul para diagnose positiva (ou não) de Helicoverpa Armígera .

Segundo Edson Borges este procedimento é importante para o monitoramento da ocorrência da praga nos 12meses do ano em toda a região de atuação da Fundação Chapadão. Com os dados prontos o pesquisador Germison Tomqueslki poderá orientar com precisão o manejo e controle desta lagarta aos produtores de soja para a safra 201º/1º, cujo plantio começa no final do mês de setembro. Já o presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff, elogiou a ação pela importância estratégica de saber com antecedência o surto da praga e a ampliação dos recursos de manejo e controle. (Fonte Fundação Chapadão)

www.fundacaochapadao.com.br ?

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também