Chapadão do Sul/MS

ARARAS no entorno do Paço Municipal é um show a parte da natureza em Chapadão do Sul

        O motorista Júnior da Ambulância não perde a chance de fotografar as belezas do perímetro urbano de Chapadão do Sul. É o internauta que mais registra os pores-do-sol, o mais belo do mundo em nossa região. Ele capturou belos closes do movimento das araras da espécie Canindé que habitam em torno do novo Paço Municipal. Elas fizeram vários ninhos nas Palmeiras da Aveniza Onze e se procriam sem a tradicional ameaça do homem. Se adaptaram e conseguiram manter a convivência fora de seu habitat. O inimigo natural são alguns predadores como gaviões e corvos que tentam comem os filhotes. 

         Embora o habitat das Araras Canindés seja florestas tropicais a espécie se adapta bem em Chapadão do Sul. A diminuição de seu habitat e o rigor da lei ambiental que proíbe a captura favorece o aumento dos bandos em áreas urbanas. Muitas palmeiras plantadas ao longo das avenidas Onze e Mato Grosso do Sul receberam caixas instaladas pela Secretaria de Obras para facilitar a construção de ninhos  e evitar que as plantas  sejam furadas por estes belos animais.   

Natureza e o desenvolvimento tem harmonia em Chapadão do Sul. Os bandos de aves aumenta gradativamente com o passar do anos e cada um vai buscando seu espaço. Elas se adaptam bem a esses ambientes e podem ser vistas em parques, jardins e em torno de lagoas.   

A arara-de-barriga-amarela ou arara-canindé (Ara ararauna) ocorre da América Central ao Brasil, à Bolívia e Paraguai. Chega a medir até 90 cm de comprimento, com partes superiores azuis e inferiores amarelas, alto da cabeça verde, fileiras de penas faciais e garganta negras. Também é conhecida pelos nomes de arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí, araraúna, arara canindé e arari.

As Canindés na natureza se alimentam frutos e castanhas. Essas aves estão sempre em grupo e são barulhentas, mas pousam silenciosamente. Ainda enfrenta problemas com o  contrabando e comércio ilegal de aves. É um animal muito procurado como bicho-de-estimação pois é dócil, quieto (em cativeiro) e possuem certa capacidade de fala, além da beleza. Quando formam casal não se separam e botam em cerca de 3 ovos e chocam entre 27 e 29 dias.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também