Chapadão do Sul/MS

Apreensão de 550 canários em Chapadão do Sul pode revelar braço do tráfico internacional de animais silvestres

Cerca de 550 canários da terra (Sicalis Flaveola) foram apreendidos por uma guarnição do COB (Comando de Operações do Bolsão) por volta das 20 horas desta terça-feira na rotatória do Posto Mirante, em Chapadão do Sul. Os PMs foram obrigados a furar um dos pneus da Strada JIE-1º51ºà bala porque os dois ocupantes tentaram fugir. Segundo Jauner do Ejypto e Silva e Luis Ricardo Pessoa Amoriam os animais foram comprados em Corumbá e seriam comercializados em Brasília por cerca de R$ 30,00 a R$ 50,00 cada. A descoberta das aves pode ter descoberto um dos ?braços? do tráfico internacional de animais silvestres pelo município.

Jauner e Luiz não possuem passagens por este crime, mas podem ser velhos traficantes de animais pelo conhecimento que demonstraram no transporte. Apesar do volume de canários em pequenos espaços sem a devida ventilação nenhum estava morto. Durante a viagem eles cortavam um pepino ao meio e colocavam sobre as gaiolas. Os animais vinham bicando o vegetal para se manterem hidratados.

Os detalhes jurídicos do crime ambiental serão definidos hoje com a chegada da Polícia Militar Ambiental para recolher os canários e soltá-los na natureza. O tráfico de animais silvestres retira as espécies da natureza para negociação no mercado interno ou externo. A cada ano um número absurdo de animais é pilhado do meio ambiente natural no Brasil.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (Onu), o tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilícita mais lucrativa do planeta, perdendo apenas para o tráfico de drogas e para o tráfico de armas. A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) estima que o tráfico de animais silvestres movimenta mundialmente cerca de pelo menos dez bilhões de dólares por ano.

O Brasil ocupa um lugar de destaque na questão do tráfico de animais silvestres chegando a movimentar aproximadamente quinze por cento desse comércio ilícito, o que equivaleria a mais de um bilhão de dólares por ano. Em parte a razão disso é que, por ser o detentor da mais rica biodiversidade do planeta, o país é naturalmente o mais visado por esses traficantes.

O caput do art. 1º da Lei n? 5.1º7/67 (Lei da Fauna) define fauna silvestre como ?os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento que vivem naturalmente fora do cativeiro?. Segundo o ? 3? do art. 20 da Lei n? 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), ?são espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou em águas jurisdicionais brasileiras?.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também