Chapadão do Sul/MS

APóS atropelamento bombeiros cobram atenção redobrada nas saídas de escolas em Chapadão do Sul

O atropelamento de uma criança de 9 anos na frente da Escola Municipal Cecília Meireles no final da tarde de quarta-feira poderia ter sido trágico. O alerta foi dado pela guarnição do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência e levou o jovem ao Pronto Socorro do Hospital Municipal de Chapadão do Sul. Segundo eles leves escoriações no ombro e joelho foram os problemas visuais detectados. A vítima foi imobilizada com uma proteção cervical por medida de segurança durante o transporte.

Muitas crianças são pegas pelos próprios pais nas saídas das escolas enquanto outras chegam em casa através de transporte escolar ou caminhando. Entre as recomendações de socorristas especializados neste assunto em todo o Brasil está a identificação de mochilas com o nome completo da criança. Segundo os experientes socorros os motoristas devem ter atenção redobrada porque uma criança poderá surgir a qualquer momento.

Os alunos também deve ser orientados para esperar o transporte no local de embarque e jamais correr, aguardando que o ônibus pare completamente antes de se aproximar. Chapadão do Sul tem ? pelo menos – um veículo por habitante, segundo dados já publicados pelo Detran. O fluxo de veículos nas ruas é cada vez maior e as saídas das escolas coincide com os horários de pique, onde todos estão em deslocamento para casa ou o trabalho.

Alunos (principalmente crianças) ainda não possuem o devido entendimento sobre os perigos do trânsito. O motorista sempre será culpado se não cumprir regras básicas de comportamento ao volante nas proximidades de escolas, principalmente quando tiver movimento de estudantes. Segundo fontes do Corpo de Bombeiros a pressa, a carência de vagas para estacionamento, aliado à desorganização do trânsito podem ser complicadores. A fila dupla é outro item que merece atenção porque um aluno poderá passar entre os carros e ser atropelado.

A fila dupla pode causar acidentes, porque compromete a visão dos motoristas que trafegam ao lado. De acordo com o artigo 1º1ºdo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo ao lado de outro veículo em fila dupla é uma infração de natureza grave. Corresponde a 5 pontos na carteira de habilitação, além de multa e remoção do veículo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também