Cerca de 40 alunos da academia de Muay Thai Tradicional ?Power Fighter? participaram do exame de graduação na noite desta quarta-feira, em Chapadão do Sul. O evento contou com as presenças do presidente da federação de Muay Thai Tradicional de Mato Grosso do Sul Pedro Lopes e Wande Lopes, a maior expressão da modalidade no estado e participante de dois campeonatos mundiais. Além do certificado os alunos receberam o prajied ou Kruang, que é uma corda trançada usada num ou nos dois braços (bíceps) do boxeador.
MAIS FOTOS no Link abaixo
http://chapadensenews.com.br/?pg=fotosVis&idAlbum=64
O prajied tem a finalidade de mostrar o nível de graduação do boxeador. Segundo os tailandeses (berço do Muay Thai) após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador. Na Tailândia o Prajied é usado como proteção e também como graduação, suas cores estão relacionadas com a padronização internacional. As graduações foram nas cores verde/branco, amarelo/branco e amarelo.
WANDE LOPES – Wande Lopes se prepara para fazer carreira no MMA e UFC. Em janeiro deste ano ele participou de um programa de lutas da rede Globo, mas perdeu por nocaute no round 1ºpara Pedro Iriê (SP).Ele levou um gancho de esquerda, um direto de direita e foi castigado pelo adversário com, obrigando o árbitro a encerrar o confronto.
Em 2007 Wande Lopes viajou para Bangcoc (Tailândia) para a disputa do Campeonato Mundial. Ele conquistou a vaga ao vencer o Campeonato Brasileiro da categoria, realizado em Porto Alegre (RS). Além de representar Mato Grosso do Sul no plano internacional, Wande Lopes foi Brasil na disputa de um dos torneios mais importantes do mundo.