A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que pela primeira vez avaliou a capacidade de 85 mil estudantes de 1º anos do mundo inteiro para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O Brasil ficou em 38? lugar, com 420 pontos, em um total de 44 países (veja o ranking). Chapadão do Sul está entre os municípios brasileiros que possuem um método inovador denominado ?Ginástica Cerebral? direcionado à busca de concentração, memorização, criatividade, raciocínio lógico, auto-estima, auto-confiança e facilidade em resolver problemas.
Caso o teste do PISA tivesse sido realizado em Chapadão do Sul o resultado ? certamente ? seria outro porque o método garante a saúde cerebral, proporcionando uma incrível forma de viver. Traz resultados satisfatórios e efetivos na vida das pessoas, fazendo com que elas pensem de forma mais clara e inovadora, se destacando em praticamente todas as atividades. Mais informações sobre assunto em Chapadão do sul podem ser feitas pelos fones (67) 3562061º8 / (67) 9995-0505 ou na Avenida Goiás, 1º79, Piso Superior, Parque União.
DESEMPENHO BRASLEIRO – O resultado do Pisa mostrou ainda que só 20 dos alunos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos. Entre os estrangeiros, esse número chegou a 1º%. No caso do Brasil, os meninos tiveram desempenho melhor que as meninas. No teste, os rapazes somaram 436 pontos, contra 412das garotas.
No desempenho por região do país, os alunos do Sudeste fizeram 447 pontos, seguido por Centro-Oeste (441º, Sul (435), Nordeste (393) e Norte (383). Os líderes do ranking do Pisa são todos asiáticos: Cingapura (5620pontos), Coreia do Sul (561º e Japão (5520. Entre os três últimos da lista, estão dois latinos: Uruguai e Colômbia, além da Bulgária. O único país da América do Sul que aparece mais bem colocado que o Brasil é o Chile, na 36ª posição, com 448 pontos.
As habilidades não cognitivas ? ligadas a características como autonomia, raciocínio crítico, liderança, facilidade de relacionamento e tolerância, entre outras ? foram testadas pela primeira vez no Pisa, que é um exame reconhecido mundialmente por avaliar o desempenho de estudantes em matemática, ciências e leitura. A prova é aplicada a cada três anos em alunos que concluem o ciclo básico de ensino.
O último resultado do exame foi divulgado em dezembro. Nas três disciplinas, o Brasil teve desempenho baixo entre os países da OCDE. Em matemática, ficou em 58? lugar (foram 65 nações analisadas); em leitura, alcançou a 55ª posição; e em ciências, a 59ª.
Ensino Médio Inovador
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, disse em entrevista ao Bom Dia Brasil que o governo quer investir na qualidade do ensino e aumentar a participação de escolas em um programa criado em 2009 para promover a melhoria no currículo e ampliar a carga horária.
“Há um programa que é o Ensino Médio Inovador, no qual essa questão de ser capaz de resolver os problemas concretos que a vida coloca está no centro do projeto pedagógico”, diz Soares.
Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, de cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior para formar pesquisadores e professores que estudem os impactos das competências sócio-emocionais (como otimismo, responsabilidade, determinação e curiosidade) no aprendizado dos alunos.
Os detalhes das bolsas, como o número de vagas oferecido, os valores, o tempo de permanência e o perfil de quem poderá se beneficiar será definido em um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), a ser publicado em até 90 dias.
O ministro da Educação, José Henrique Paim, afirmou que os estados e municípios que promoverem iniciativas para valorizar as competências socioemocionais dos estudantes poderão recorrer a financiamentos do governo federal.
“é um tema novo não só no Brasil. Essa temática precisa ser estimulada em vários aspectos, seja na pesquisa, para formar massa crítica, seja no aspecto que envolve avaliação e implantação de políticas. Queremos também incentivar iniciativas que alguns estados têm. Aquilo que o ministério achar condizente, vamos financiar”, destacou Paim.
Veja abaixo o ranking completo do Pisa:
1º) Cingapura – 5620pontos
20) Coreia do Sul – 561º
3?) Japão – 5520
4?) China/Macau – 540
5?) China/Hong Kong – 540
6?) China/Xangai – 536
7?) China/Taipé – 534
8?) Canadá – 520
9?) Austrália – 520
1º?) Finlândia – 520
1º?) Reino Unido – 51º
12) Estônia – 51º
1º?) França – 51º
1º?) Holanda – 51º
1º?) Itália – 51º
1º?) República Tcheca – 509
1º?) Alemanha – 509
1º?) Estados Unidos – 508
1º?) Bélgica – 508
20?) áustria – 506
20?) Noruega – 503
20?) Irlanda – 498
20?) Dinamarca – 497
20?) Portugal – 494
20?) Suécia – 491º
20?) Rússia – 489
20?) Eslováquia – 483
20?) Polônia – 481º
20?) Espanha – 477
30?) Eslovênia – 476
31º) Sérvia – 473
320) Croácia – 466
33?) Hungria – 459
34?) Turquia – 454
35?) Israel – 454
36?) Chile – 448
37?) Chipre – 445
38?) Brasil – 420
39?) Malásia – 420
40?) Emirados árabes – 41º
41º) Montenegro – 407
420) Uruguai – 403
43?) Bulgária – 4020
44?) Colômbia – 399