A Polícia Militar de Chapadão do Sul apreendeu um menor que se escondeu no banheiro de uma escola pública estadual para enrolar um cigarro de maconha. A direção do educandário acionou a PM e os pais do menor para tomar as providências legais que a situação exigia. Ele foi levado à Delegacia de Polícia para depoimento antes de ser liberado. O menino acabou flagrado por um funcionário da escola estadual que imediatamente comunicou o caso à direção.
Casos como estes são prevenidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1º83. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países No Brasil ele chegou em 1º920através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 20020se encontra em todos os Estados brasileiros.
O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5? ano e 7? ano do Ensino Fundamental, na educação infantil(Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. A luta é de todos. (Foto ilustração)