As duas pessoas gravemente feridas com queimaduras de terceiro grau e fraturas após a explosão de um vagão carregado de álcool foi o resultado de uma simulação de incêndio no Terminal de Transbordo da Ferronorte em Chapadão do Sul na manhã de hoje. A ação também serviu para aferir o grau de segurança nas operações com combustível no município. A área é comparada a uma ?bomba relógio? caso todos os sistemas de segurança falhem. Os quatro gigantescos tanques possuem capacidade de armazenar 40 milhões de litros de álcool (dez cada).
A operação desencadeada pelo Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul foi considerada excelente pelo quesito ?agilidade?. Pela manhã o comando do órgão tinha antecipado a informação. Mesmo assim a imprensa e a Polícia Militar também mostraram rapidez no deslocamento e eficácia na captura de imagens e velocidade de síntese para levar as informações até os internautas.
EXPLOSãO – No último dia 1º de abril um trem da ALL (América Latina Logística), carregado com diesel e gasolina, se envolveu em um acidente, em Inocência, e pegou fogo logo em seguida. Conforme a assessoria da empresa, não houve pessoas feridas o fogo foi controlado e os 20 vagões envolvidos acabaram isolados. Uma sindicância será aberta pela ALL para apurar as causas do incidente. Ainda não há informações se houve descarrilamento, uma colisão de vagões ou vazamento de combustíveis com prejuízos ao meio-ambiente.
O Corpo de Bombeiros de Paranaíba atendeu o caso, já que a vizinha Inocência, localizada a 339 km de Campo Grande, não conta com Corpo de Bombeiros. O trecho em que aconteceu o acidente foi o da ALL Malha Norte (antiga Ferronorte), que vai de Santa Fé do Sul (SP) até Alto Araguaia (MT), passando pelo nordeste do Mato Grosso do Sul, nas cidades de Aparecida do Taboado, Inocência e Chapadão do Sul, onde há um terminal intermodal da linha.
A ALL Malha Norte é ligada à ALL Malha Paulista, que atravessa todo o Estado de São Paulo e só termina em na baixada santista, no Porto de Santos. No Mato Grosso do Sul, a ALL também opera a ALL Malha Oeste (antiga Noroeste do Brasil), que passa atravessa o Estado, indo Três Lagoas a Corumbá, e também indo de Campo Grande até Ponta Porã.