Chapadão do Sul/MS

Agiota invade loja e pega dinheiro do caixa para amortizar dívida em Chapadão do Sul

A Polícia Militar de Chapadão do Sul registrou a primeira ocorrência por agiotagem neste ano. O crime está sendo denunciado por uma comerciante estabelecida na Avenida Seis após trocar cheques com um homem cujo nome não foi revelado. O valor do débito pendente na transação é de mil reais. às 1º horas de ontem o credor chegou no local para cobrar a dívida e pegou R$ 420,00 da caixa registradora da empresa. Ele não quis mais dialogar diante da proposta de pagamento em outra data e decidiu pegar o dinheiro por sua conta e risco.

O caso foi registrado na Polícia Civil de Chapadão do Sul como crime de Exercício Arbitrário das Próprias Razões e Agiotagem. Após pegar o dinheiro o homem saiu da loja em direção ignorada. Nesta ocorrência não foram informadas as circunstâncias e nem o valor total da negociação.

AGIOTAGEM – Agiota ou usurário é aquele que faz prática da usura, ou seja, empresta dinheiro fora do mercado de crédito legítimo, a taxas de juro ilegalmente elevadas e, sem as devidas autorizações legais para isso.

Os agiotas geralmente são procurados por pessoas que não têm crédito na praça por terem rendimentos insuficientes ou estarem excessivamente endividadas ou na lista dos devedores.

Precisamente por se tratarem muitas vezes de situações desesperadas, em que não há alternativa no mercado de crédito legal, os agiotas praticam normalmente, juros proibitivos.

Agem com um contrato verbal, no qual o tomador do empréstimo, é submetido a prazo de pagamento e taxas de juros. Outros usam o sistema de empréstimo de dinheiro em troca de cheque pré-datado. Como os agiotas têm algumas dificuldades legais em recorrerem à Justiça em caso de inadimplência, muitas vezes usam métodos coercitivos pouco amigáveis ou mesmo perigosos para recuperar o seu dinheiro (Foto ilustração)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também