No dia 9 de novembro de 201ºo presidente da Comunidade Terapêutica Gileade, Carlos Alberto Schlatter, destacou a frase ?Deus olha por nós?, numa alusão ao trabalho hercúleo de manter uma instituição voltada à recuperação de dependentes químicos que desejam ser a ajudados. Na ocasião, foi feita uma solenidade com parceiros e a imprensa para anunciar o projeto ?Comunidade Terapêutica àgape?, direcionada ao público feminino. Passados quatro meses ?a idéia embrionária? começou a ganhar forma com a locação de um imóvel na Avenida Goiás que receberá inicialmente oito internos. Para que a casa seja montada para abrigar a todos a direção da ágape precisa da ajuda da comunidade.
O presidente da Comunidade ágape, Walter Egídio, já está trabalhando na infra-estrutura do prédio. Ele conseguiu alguns beliches, fogão e colchões, mas a entidade precisa de vários itens como roupas de cama, talheres, panelas, mesas, cadeiras e todos os demais objetos úteis ao funcionamento de uma comunidade voltada à ajuda ao próximo. A entidade está projetada para operar com 30 pessoas, capacidade considerada máxima no imóvel de 300 m?.
As dependentes químicas de Chapadão do Sul terão prioridade nos atendimentos e às vagas, mas a àgape também dará assistência às mulheres da região. Já estão contratados uma assistente social e um especialista em substâncias psicoativas como integrantes do corpo técnico. Eles serão os responsáveis em acompanhar os internos
áGAPE – ágape (em grego “αγάπηº”, transliterado para o latim “agape”), é uma das diversas palavras gregas para o amor. Ela foi usada de maneiras diferentes por uma variedade de fontes contemporâneas e antigas, incluindo os autores da Bíblia. Muitos pensaram que essa palavra representava o amor divino, incondicional, com auto-sacrifício ativo, pela vontade e pelo pensamento, embora esse amor ágape também possa ser praticado por humanos, mas em grau bem inferior em função da imperfeição e limitações humanas.
Os filósofos gregos nos tempos de Platão e outros autores antigos usaram o termo para denotar o amor a membros da família, de um grupo com afinidades, ou uma afeição para uma atividade particular em grupo, em contraste com philia, uma afeição que poderia ser encontrada entre amigos que praticavam tarefas assim, em conjunto e de forma assexuada, diferente do amor romântico eros, uma afeição de natureza sexual e romântica.
O uso Cristão de ágape vem diretamente dos evangelhos .Quando perguntado qual era o maior mandamento, Jesus disse: “Amai (ágape) ao senhor vosso Deus com todo vosso coração e com toda vossa alma e com toda vossa mente?. Este é o primeiro e maior de todos os mandamentos. E o segundo é: “Amai (ágape) vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os Profetas residem nestes dois mandamentos”. (Mateus 20: 37-41º….
Contatos pelo fone 356535620
Matéria Relacionada no Link abaixo
http://www.chapadensenews.com.br/?pg=noticiasVis&idNot=46020buscaNot=&idCat=5