A Polícia Militar atendeu a primeira ocorrência pelo crime de Abigeato (Furto de Gado) neste ano em Chapadão do Sul. O ataque aconteceu na MS-209, beira do rio Indaiá, na Fazenda Cachoeira. Na última terça-feira funcionários da propriedade notaram que algumas reses tinham pulado a cerca. Após várias buscas pelas imediações elas foram sendo localizadas e apreendidas. Durante o trabalho de recolhimento dos animais foi encontrado apenas a cabeça de uma vaca e a bala da arma usada para abater o bovino.
O crime foi um sinal de alerta a produtores rurais da região porque os abigeatários tiveram tempo de cortar a cabeça do animal e sair tranquilamente do local. Não há informações sobre o esquartejamento do animal no local ou se ele foi removido. Estes crimes costumam se repetir até alguém ser preso ou até morto em confrontos com peões das fazendas. Não há pista que possa levar até os autores até o momento.
Em março de 201ºpoliciais civis de Camapuã prenderam em flagrante dois ladrões de gado após investigações com a participação do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Sequestros (Garras) no monitoramento na Fazenda Lajeado, na BR-060, eles foram presos num veículo Fiat/Uno que agia como ?batedor? para o caminhão de transporte dos animais. Com ele foi apreendida uma nota fiscal e uma Guia de Transporte Animal que seria utilizada em caso de abordagem por qualquer fiscalização. Os documentos eram falsos com número de animais e origem diversa.
O capataz da fazenda e proprietário do veículo Fiat/Uno foram presos no caminhão onde era transportada uma carga de 20 cabeças. Três eram vacas ?gordas? que seriam encaminhadas posteriormente para abate em um frigorífico. O funcionário confessou o crime e informou que vendia os animais por R$ 500,00 a unidade. (Foto Ilustração)