A moderna recepção do Hospital Municipal de Chapadão do Sul foi entregue à população na manhã de hoje na presença de autoridades municipais e funcionários públicos. Foi investido no empreendimento R$ 1.547.153,21 milhão. Trata-se de um espaço de arquitetura moderna e acolhedora para atender o aumento da demanda de forma mais acolhedora aos usuários do sistema de saúde.
O estacionamento também acompanhará o novo design para facilitar o acesso ao complexo hospitalar. O Hospital Municipal foi inaugurado em novembro de 2009 e entrou em funcionamento em 2010. Começou os atendimentos com 50 leitos. Ao longo dos anos recebeu várias melhorias e ampliações. Hoje possui 75 leitos e mais de dez especialidades.
Nestes 14 anos de atendimentos o Hospital Municipal já realizou mais 24 mil internações, 1.4 milhão de atendimento no PAM, mais de 3,5 mil partos, milhares de cirurgias, entre outros procedimentos. Cerca de 400 trabalhadores(as) atuam na rede púbica de saúde. Outras ações de ampliação e modernização da rede estão previstas para este ano.
Durante a solenidade o prefeito João Carlos Krug destacou a modernização da recepção, o aumento de funcionários e médicos para atender a crescente demanda do município de maior densidade demográfica de MS. A população dobrou e o sistema de saúde precisa estar no mesmo ritmo, enfatizou Krug. Ele é o prefeito com maior número de mandatos á frente da prefeitura de Chapadão do Sul. É do tempo em que conhecia os médicos pelo nome, o que seria impossível hoje. No solenidade Krug estava acompanhado pela secretária de Assistência Social (Maria das Dores Zocal Krug), Saúde (Karla Viviane), Vereador André dos Anjos, médicos e funcionários. O pré-candidato a prefeito, Jocelito Krug também estava presente.
AUMENTO DA DEMANDA
Há alguns anos o Hospital Municipal tem enfrentado uma demanda intensa de pacientes, devido ao crescimento acelerado da cidade, com mais de 200 atendimentos médicos diários em média. Para lidar com essa superlotação, a direção do hospital implementou medidas estratégicas, como a presença de mais médicos no Pronto Atendimento em dias atípicos, ampliação dos horários de atendimentos nos ESFs… Essas foram umas das ações que visaram reduzir a fila de espera e garantir um atendimento mais ágil e eficiente.
O atendimento médico no Hospital Municipal de Chapadão do Sul está seguindo um rigoroso protocolo de Classificação de Risco, garantindo uma abordagem eficiente e priorizando os casos mais graves. Esse sistema é essencial para otimizar recursos e proporcionar um atendimento ágil e adequado a todos os pacientes.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
A Classificação de Risco é um procedimento padrão adotado pelo Ministério da Saúde, que visa garantir que cada paciente receba a assistência necessária de acordo com a gravidade de seu quadro clínico. Essa triagem é realizada logo na chegada ao hospital, permitindo que os profissionais de saúde identifiquem rapidamente as situações mais urgentes.
Além do mais, os enfermeiros do Pronto Atendimento Médico (PAM) passaram por um treinamento recente na Escola de Saúde Pública em Campo Grande, onde foram atualizados sobre o protocolo de Classificação de Risco. Esse conhecimento foi compartilhado com os demais servidores, garantindo que todos estejam aptos a classificar os pacientes de acordo com o manual estabelecido.
Mas, para tornar ainda melhor, a Gestão idealizou uma recepção mais ampla e acolhedora, devido a esse aumento de demanda, podendo acolher e recepcionar um número maior de usuários do sistema de saúde; e, hoje aqui estamos para fazer a entrega desta ao uso da comunidade sul chapadense.





