O prefeito Felipe Magalhães de “orelhas quentes” é o que a sociedade espera com o início das atividades da Ouvidoria Municipal na manhã de hoje na sala de reuniões da prefeitura. A solenidade teve as presenças da presidente da Câmara, Rosemari Cruz e os colegas Prainha, Dr. Quaranta, Abel Lemes e Elton Silva. O cargo foi criado pela atual administração para ser ocupado por Marcelo Flores, funcionário de carreira (concursado). Além da excelente remuneração ao titular, o órgão é muito importante em qualquer administração, desde que os gestores tenham o hábito de ouvir a população, seu primeiro escalão de técnicos e os vereadores.
Cabe ao ouvidor não apenas receber reclamações, mas acompanhá-las até a sua solução para que a Ouvidoria mantenha a credibilidade da população. é este órgão que o cidadão utiliza para informar os problemas na prestação de serviço público em todos os setores. A definição da função deste profissional pode ser obtido com clareza na wikipedia que o designa a pessoa contratada por um órgão, instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, denúncias, reclamações e que deve agir em defesa imparcial da comunidade.
Em termos práticos, o significado de ouvidor é o mesmo que ombudsman, que é uma palavra sueca criada em 129 para criar o cargo de agente parlamentar de justiça para limitar os poderes do rei. Em empresas estatais brasileiras as terminologias “ouvidor” e “ouvidoria” são as mais utilizadas.
CONTATO para reclamações e sugestões
0800-647-01º20ou
email [email protected]
Ouvidor Marcelo Flores.