Chapadão do Sul/MS

Acidentes causaram ferimentos em cerca de 70 pessoas em Chapadão do Sul em 201º. Demutran quer mudar esta realidade

Mas de 70 pessoas podem ter ficado feridas em acidentes de trânsito ocorrido em Chapadão do Sul somente no primeiro semestre de 201º. Além desta desanimadora projeção, uma pessoa acabou morrendo no Parque União porque alguém cometeu um erro ou não prestou atenção às normas de circulação recomendadas. O tema foi discutido no Seminário Integrado de Educação e Prevenção de Acidentes de Trânsito realizado na Câmara de Vereadores na noite de ontem (quarta-feira). A iniciativa do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), dirigido pela ex-vereadora Nilzete Pereira, poderá representar um ?divisor de águas? na política de trânsito do município.

O número de pessoas feridas no desorganizado trânsito de Chapadão do Sul confirma que serão necessários investimentos pesados em vários setores, principalmente no replanejamento urbano de ruas e avenidas. Apesar disso, sem as ações educativas o dinheiro gasto com palestras e blitze acabarão no ralo porque somente as crianças e jovens poderão mudar a triste realidade de bêbados ao volante, falta de CHN e outras infrações causadas por condutores sem responsabilidade social, principalmente com a vida do próximo.

Nilzete Pereira está conseguindo reverter a lógica de ações enfadonhas de palestras cansativas com o envolvimento das crianças das redes pública e privada de ensino de Chapadão do Sul. Na manhã de hoje centenas de alunos tiveram a experiência inusitada de dar uma volta num protótipo especialmente fabricado para trafegar na ?Cidade Móvel de Trânsito/Detranzinho? montada no ginásio da Escola Municipal Cecília Meireles.

Elas jamais esquecerão a ?aventura? e certamente verão o trânsito de forma mais responsável. O evento foi acompanhado pelo prefeito Luiz Felipe Magalhães, a vice Liza Scheid, a secretária municipal de Educação (Estela Wainer), professores, alunos e funcionários da Rede Municipal de Educação.

CIDADE MóVEL: O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promove ações educativas realizadas no segundo semestre, em cidades do interior de Mato Grosso do Sul. A programação conta com 30 municípios, que participarão de palestras, encontros e campanhas.

Dentre as atividades programadas nos municípios estão: Seminário Integrador de Educação e Prevenção de Acidentes de Trânsito, voltado para diretores, coordenadores e professores. E também para esse público haverá um encontro pedagógico. Essas palestras educativas serão realizadas nas escolas e universidades.

Para alunos do 1º ao 9? ano, o Detran de Mato Grosso do Sul levará até os municípios a Cidade Móvel de Trânsito (Detranzinho). Com a utilização de minibugs, as crianças serão orientadas por servidores do órgão a fazer a travessia correta nas faixas de pedestre.

As atividades do Detran contam com apoio da prefeitura local. Todos os eventos realizados fazem parte da Semana Nacional de Trânsito (SNT) que acontece de 1º a 20 de setembro. Esse ano o tema da SNT é “álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. (Redação e Detran)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também