Chapadão do Sul/MS

Alunos brasileiros ocupam a 38? posição em teste de raciocínio. Chapadão do Sul está à frente desta realidade

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que pela primeira vez avaliou a capacidade de 85 mil estudantes de 1º anos do mundo inteiro para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O Brasil ficou em 38? lugar, com 420 pontos, em um total de 44 países (veja o ranking). Chapadão do Sul está entre os municípios brasileiros que possuem um método inovador denominado ?Ginástica Cerebral? direcionado à busca de concentração, memorização, criatividade, raciocínio lógico, auto-estima, auto-confiança e facilidade em resolver problemas.

Caso o teste do PISA tivesse sido realizado em Chapadão do Sul o resultado ? certamente ? seria outro porque o método garante a saúde cerebral, proporcionando uma incrível forma de viver. Traz resultados satisfatórios e efetivos na vida das pessoas, fazendo com que elas pensem de forma mais clara e inovadora, se destacando em praticamente todas as atividades. Mais informações sobre assunto em Chapadão do sul podem ser feitas pelos fones (67) 3562061º8 / (67) 9995-0505 ou na Avenida Goiás, 1º79, Piso Superior, Parque União.

DESEMPENHO BRASLEIRO – O resultado do Pisa mostrou ainda que só 20 dos alunos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos. Entre os estrangeiros, esse número chegou a 1º%. No caso do Brasil, os meninos tiveram desempenho melhor que as meninas. No teste, os rapazes somaram 436 pontos, contra 412das garotas.

No desempenho por região do país, os alunos do Sudeste fizeram 447 pontos, seguido por Centro-Oeste (441º, Sul (435), Nordeste (393) e Norte (383). Os líderes do ranking do Pisa são todos asiáticos: Cingapura (5620pontos), Coreia do Sul (561º e Japão (5520. Entre os três últimos da lista, estão dois latinos: Uruguai e Colômbia, além da Bulgária. O único país da América do Sul que aparece mais bem colocado que o Brasil é o Chile, na 36ª posição, com 448 pontos.

As habilidades não cognitivas ? ligadas a características como autonomia, raciocínio crítico, liderança, facilidade de relacionamento e tolerância, entre outras ? foram testadas pela primeira vez no Pisa, que é um exame reconhecido mundialmente por avaliar o desempenho de estudantes em matemática, ciências e leitura. A prova é aplicada a cada três anos em alunos que concluem o ciclo básico de ensino.

O último resultado do exame foi divulgado em dezembro. Nas três disciplinas, o Brasil teve desempenho baixo entre os países da OCDE. Em matemática, ficou em 58? lugar (foram 65 nações analisadas); em leitura, alcançou a 55ª posição; e em ciências, a 59ª.

Ensino Médio Inovador

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, disse em entrevista ao Bom Dia Brasil que o governo quer investir na qualidade do ensino e aumentar a participação de escolas em um programa criado em 2009 para promover a melhoria no currículo e ampliar a carga horária.

“Há um programa que é o Ensino Médio Inovador, no qual essa questão de ser capaz de resolver os problemas concretos que a vida coloca está no centro do projeto pedagógico”, diz Soares.

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, de cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior para formar pesquisadores e professores que estudem os impactos das competências sócio-emocionais (como otimismo, responsabilidade, determinação e curiosidade) no aprendizado dos alunos.

Os detalhes das bolsas, como o número de vagas oferecido, os valores, o tempo de permanência e o perfil de quem poderá se beneficiar será definido em um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), a ser publicado em até 90 dias.

O ministro da Educação, José Henrique Paim, afirmou que os estados e municípios que promoverem iniciativas para valorizar as competências socioemocionais dos estudantes poderão recorrer a financiamentos do governo federal.

“é um tema novo não só no Brasil. Essa temática precisa ser estimulada em vários aspectos, seja na pesquisa, para formar massa crítica, seja no aspecto que envolve avaliação e implantação de políticas. Queremos também incentivar iniciativas que alguns estados têm. Aquilo que o ministério achar condizente, vamos financiar”, destacou Paim.

Veja abaixo o ranking completo do Pisa:

1º) Cingapura – 5620pontos

20) Coreia do Sul – 561º
3?) Japão – 5520
4?) China/Macau – 540

5?) China/Hong Kong – 540

6?) China/Xangai – 536

7?) China/Taipé – 534

8?) Canadá – 520

9?) Austrália – 520

1º?) Finlândia – 520

1º?) Reino Unido – 51º

12) Estônia – 51º

1º?) França – 51º

1º?) Holanda – 51º

1º?) Itália – 51º

1º?) República Tcheca – 509

1º?) Alemanha – 509

1º?) Estados Unidos – 508

1º?) Bélgica – 508

20?) áustria – 506

20?) Noruega – 503

20?) Irlanda – 498

20?) Dinamarca – 497

20?) Portugal – 494

20?) Suécia – 491º
20?) Rússia – 489

20?) Eslováquia – 483

20?) Polônia – 481º
20?) Espanha – 477

30?) Eslovênia – 476

31º) Sérvia – 473

320) Croácia – 466

33?) Hungria – 459

34?) Turquia – 454

35?) Israel – 454

36?) Chile – 448

37?) Chipre – 445

38?) Brasil – 420

39?) Malásia – 420

40?) Emirados árabes – 41º

41º) Montenegro – 407

420) Uruguai – 403

43?) Bulgária – 4020
44?) Colômbia – 399

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