Apenas 1º mulheres foram encaminhadas pera exames de mamografia em Campo Grande após exames feitos por especialistas em exames de prevenção ao câncer de mama na semana passada. Dos 207 atendimentos do GOP (Grupo Onça Pintada) 44 pacientes submeteram-se ao ultrasson. O ônibus do GOP integra o trabalho social do deputado Paulo Correa que percorre todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O parlamentar acompanhou pessoalmente os procedimentos realizados na UBS (Unidade Básica de Saúde) em Chapadão do Sul.
A presença do parlamentar e do GOP em Chapadão do Sul atendeu solicitações das vereadoras Sônia Maran, Rosemari Cruz (Presidente da Câmara) e Elton Silva. Logo nas primeiras horas da manhã de quarta-feira várias mulheres já formavam uma longa fila para garantir o atendimento especializado de uma oncologista em Chapadão do Sul. A médica acompanha o ônibus e realiza os procedimentos que podem identificar nódulos. Os casos suspeitos receberam encaminhamento de realização de mamografia em Campo Grande.
O Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental que desenvolve amplo trabalho de prevenção e combate ao câncer de mama no Mato Grosso do Sul. O projeto existe desde 2001ºe já percorreu quase todos os municípios do estado. Foi criado por iniciativa do deputado Paulo Corrêa, que perdeu a mãe e outros familiares em decorrência do câncer. O GOP conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. Já são mais de 40 mil pessoas atendidas.(Foto Google)