Prestigiar o leilão beneficente ao Hospital do Câncer de Barretos (SP) foi apenas mais um item da extensa agenda do Senador Delcídio do Amaral em Chapadão do Sul no final de semana. Ele participou de várias reuniões com lideranças de vários segmentos políticos do município. Apesar de ser o nome mais forte como pré-candidato na disputa pelo governo do estado o senador não quer ter surpresas e está reforçando a costura de alianças. Ele teve um encontro producente com nomes históricos do PMDB sul-chapadense e com outras agremiações. Veio acompanhado pelo deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), cogitado para disputar uma cadeira no senado, Antônio Carlos Biffi e Osvane Ramos.
Chapadão do Sul possui uma excelente relação politica com Delcídio do Amaral construída na gestão passada. Apesar da coalizão no plano nacional o PMDB e o PT não estarão afinados em alguns estados como o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul por conta da rivalidade histórica que os separa. Apesar disso várias lideranças peemedebistas sul-chapadenses nunca esconderam a simpatia pelo senador e até já fizeram campanha para ele em pleitos anteriores.
Nelson Trad – provável adversário ? de Delcídio tem contra ele uma ala do PMDB estadual que votou contra os interesses de Chapadão do Sul na polêmica questão das divisas com Paraíso das águas. Seu irmão (Marquinhos Trad) foi quem soterrou a esperança da atual administração de reanexar a área cedida para proporcionar a emancipação do então distrito de Costa Rica e que não foi devolvida. Cabe lembrar que esta negociação se deu na gestão do ex-prefeito João Carlos Krug.
Na semana passada o deputado federal Paulo Correa também declinou publicamente pela candidatura de Delcídio do Amaral durante agenda social em Chapadão do Sul. A decisão confirma uma tendência de votação em massa no senador petista porque Correa também é um dos campeões de votos em Mato Grosso do Sul.
Rosemari da Cruz (presidente da Câmara) e os demais vereadores acompanharam a agenda política e institucional do senador. O ?casamento? de Delcídio do Amaral com Chapadão do Sul poderá gerar frutos futuros porque o parlamentar tem o hábito de ser generoso com os parceiros. Ele poderia inverter a relação atual, onde Paraíso das águas e Costa Rica tornaram-se as ?meninas dos olhos? do atual governo após a derrota do PMDB nas urnas na última eleição.
Durante as reuniões com as lideranças foram encaminhadas várias reivindicações em forma de compromisso político que poderá resultar em apoio na campanha sucessória estadual. Entre as demandas que foram entregues ao parlamentar estão a conclusão do receptivo do Aeroporto Internacional Júlio Alves Martins, porto seco de para atender a demanda da Região e soluções técnicas aos problemas operacionais da MS-306, cujo asfalto se deteriora com facilidade, obrigando a constante abertura de licitações. (Texto Cesar Rodrigues e Foto ocorreionews.com.br)