Chapadão do Sul/MS

Fundação Chapadão faz “tour” em ensaios sobre ferrugem asiática no MT, RS e BA

O Diretor Executivo da Fundação Chapadão, Edson Borges, fez um ?tour? aos experimentos da Fundação MT, em Rondonópolis, na Universidade de Passo Fundo (RS) e Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia. Segundo ele a interação teve o objetivo de trocar experiências com os colegas de outras regiões do país. A iniciativa possibilita o conhecimento dos programas de manejo para controle das doenças na cultura da soja. Vendo os trabalhos a campo é possível conhecer novas doenças, controle efetivo e combate que estejam atacando a cultura da soja e certificando a performance e eficácia de novos produtos..

Certificamos que alguns produtos hoje usado no combate às doenças da soja, especialmente a ferrugem asiática, estão com eficácia inferior à apresentada em anos anteriores em Chapadão do Sul e nas regiões visitadas. A situação é preocupante porque o produto ?soja? é o principal negócio do município e como será controlado a ferrugem diante deste quadro. O positivo é que o Ministério da Agricultura efetivou o registro de dois novos produtos, autorizando a venda e uso para a próxima safra.

Os produtores rurais e os consultores devem estar cientes do uso de forma adequada destes produtos, caso contrário em pouco tempo teremos resultamos menos efetivos destas moléculas no controle as doença na cultura da soja.

A Fundação Chapadão participa de um grupo junto às principais instituições de pesquisa do Brasil, que analisa a associação de produtos visando minimizar possíveis casos de resistência com uso de moléculas isoladas, afirmou Edson Borges. (Fonte Fundação Chapadão)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também