Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
Para os moradores de Chapadão do Sul o nome José Alves Branco Correia “Zé Português” pode não ter nenhuma relevância, mas para o setor cultural de MS ele foi muito importante. Nascido em Portugal, José emigrou para o Brasil em sua juventude, estabelecendo-se em Coxim em 1977. Destacou-se como professor, jornalista e fervoroso defensor da cultura sul-mato-grossense. Ele foi o fundador do “Jornal Correio do Pantanal” e idealizou o Museu Parque Temático do Pantanal, que se localizava em sua residência.
Nesse espaço dedicou-se a preservar e divulgar a história local, por meio de mais de 20 estátuas de argila em tamanho natural que representam figuras emblemáticas da região, como o bandeirante Domingos Gomes Beliago, Padre Nunes, Padre Chico e Zacarias Mourão. Além dessas esculturas, o museu abrigava uma coleção de relíquias e obras de arte que retratavam diferentes períodos históricos de Coxim. Cada estátua tem uma história importante como o padre enterrado de cabeça para baixo, uma das lendas mais antigas do município.
José acreditava que suas criações artísticas facilitavam o aprendizado histórico, especialmente entre as crianças, proporcionando uma conexão visual e tangível com o passado da cidade. A Prefeitura de Coxim lamenta profundamente essa perda e expressa suas sinceras condolências à família, amigos e a toda a comunidade.
O legado de “Zé Português” permanecerá vivo em nossos corações e na história de nossa cidade.
