Chapadão do Sul/MS

Abastecimento excessivo compromete bom funcionamento do carro e a saúde dos frentistas. Estados criam legislação

Santa Catarina foi o primeiro estado a aprovar uma lei estadual que proíbe o abastecimento de combustíveis além do limite da trava automática das bombas. A lei deve mudar a forma como muitos abastecem o carro, ultrapassando o limite. Quem descumprir estará sujeito a multa de R$ 1ºmil e em reincidência a mordida é de R$ 20mil.

Mecânicos alertam que o abastecimento excessivo compromete bom funcionamento dos veículos. O sistema de aproveitamento de gases fica comprometido. A própria montadora já estipula o nível máximo de combustível. Quando se enche demais o tanque a gasolina sobe do limite, atinge o sistema de aproveitamento de gases, molha um filtro específico e causa um entupimento do sistema, que gera perda de potência do veículo e aumento do consumo.

Ainda segundo especialistas o abastecimento excessivo polui o meio ambiente coloca a saúde de frentistas em risco. Quando fica inoperante, todo o gás que seria aproveitado pelo motor é liberado na atmosfera. O presidente do Sindicato dos Frentistas de Santa Catarina, Derli Muzzo, participa de uma mobilização nacional para acabar com o abastecimento de combustíveis além do limite.

“Se não houver mudança de hábito, vamos continuar tendo cada vez mais frentistas doentes, cada vez mais usuários expostos aos problemas de contaminação e do patrimônio dele que está sendo danificado, e vamos continuar desperdiçando milhões de litros de combustiveís”, confirmou o presidente. (G1º

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também