Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
As opiniões são as mais variadas possíveis como multa aos “sugismundos”, melhoria da estrutura de recolhimento da prefeitura de Chapadão do Sul e até a divisão da cidade em quatro setores, com um ponto de coleta em cada um. O consenso é que a situação atual precisa mudar para melhor. E o CTR? Vai receber entulhos e descartes dos cidadãos? Isso é outra novela que atravessa anos. A volta dos Ecopontos com novas regras de utilização é possível? Pelo andar da carruagem a nova administração precisará de muita criatividade para resolver este gargalo e separar as pessoas que fazem sua parre dos relaxados.
Na Cidade do Cabo, as multas variam entre 500 Rands (pouco mais de 50 dólares) e 10.000 Rands (cerca de mil dólares). Em alguns casos, pode ocorrer a prisão por seis meses a dois anos, para situações mais sérias. A lei determina que é ilegal jogar qualquer tipo de lixo em locais públicos ou que tenham acesso público, o que inclui ruas e propriedades desocupadas. São vários os países que multam e até prendem pessoas porque jogar lixo em vias públicas é considerado uma ofensa. Lá eles não fazem isso com receio das penalidades.
OPINIÕES de moradores de Chapadão do Sul
MULTAS resolvem porque mexem no bolso
“Bom dia! Olha, não adianta a prefeitura fazer cronograma de limpeza se a população não colaborar, a prefeitura passa hoje em um bairro e amanhã algumas pessoas jogam lixos nas ruas. Nesse caso a prefeitura tem que tomar algumas decisões em relação a esse tipo de comportamento talvez até mesmo notificando estas pessoas e multando. Só assim irão colaborar depois que sentir no BOLSO… não que queremos que seja assim, mas o ser humano, infelizmente, só se conscientiza quando custa caro no bolso.”
MAIS rigor na legislação municipal
“O correto seria implementar uma legislação com multas severas ou, em casos mais graves e recorrentes, até mesmo prisão provisória. O descarte inadequado de lixo não é apenas uma questão de sujeira, mas sim um problema de saúde pública, visto que o acúmulo de lixo pode levar à proliferação de ratos, mosquitos transmissores de doenças e até mesmo insetos e animais peçonhentos, colocando em risco toda à população sul-chapadense.”
População reclamada de tudo, mas não colabora
“As pessoas tem a mania de reclamar, mas não de cuidar com suas atitudes… Claro que na maioria das vezes, quem reclama não faz, porém somos uns 30 mil habitantes, se entre tantos existir 5 por bairro que fazem descarte errado e não segue o cronograma, já fica um lixo.”
CAÇAMBA por toda a cidade
“O certo seria caçamba por toda cidade cada rua, pois o povo joga os entulho nas ruas, e como vê que a prefeitura vai tirar eles jogam outra vez, povo é muito porco tem lugar da cidade que parece o lixão e não é culpa da prefeitura é do povo mesmo Então acredito que se tiver caçamba jogarão nas caçambas mas também não podem deixar as caçamba cheias como já vi pela cidade. As coletas teriam que ser no mínimo semanais”