Chapadão do Sul/MS

OBRIGADO Garis. Profissionais da coleta trabalharam sob chuva hoje em Chapadão do Sul (video)

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A

           Fala-se muito em redes sociais sobre a qualidade da limpeza urbana em Chaparão do Sul. Precisa melhorar? Claro que sim! A situação atual é causada por vários fatores como um caminhão que quebra, mas veículos na frota e a falta de colaboração de alguns moradores que descartam lixo em ruas e avenidas. Alheio a tudo isso está o profissional que acorda de madrugada, corre o dia todo atrás do caminhão para recolher o seu lixo, faça chuva, faça sol. Deveria ser mais respeitado por toda a sociedade como um trabalhador fundamental para manter a cidade limpa.

Nesta sexta-feira o município teve o maior registro pluviométrico do ano. Uma moradora do bairro Esplanada gravou vídeo de um gari sob intensa chuva, todo o molhado, com frio, mas firme no cumprimento se sua missão. Acorda na madrugada, ganha pouco e trabalho muito, mas não falha.   

O Gari é um servidor público que trabalha no sol escaldante  e na chuva, todos os dias. Manuseia  materiais nocivos à saúde como perfurocortantes com cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas que podem cortar ou perfurar, como agulhas, seringas, lâminas de bisturi, pinças, vidros, entre outros. Está sempre exposto a acidentes, é uma profissão arriscada e tem que ter seu valor de remuneração reconhecido como todas as profissões que conseguiram reajustar um piso salarial decente no Brasil. Ganham pouco para fazerem muito. 

O gari desempenha muitas funções essenciais para a cidade. Imagine como as ruas, praças e córregos ficariam sem a presença desses profissionais? Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nós, brasileiros, produzimos mais de 230 mil toneladas de lixo por dia. Com esse número alarmante é possível entender que precisamos muito do trabalho dos Garis. Mesmo contando com as coletas de lixo, uma parcela do que é produzido acaba indo para as vias públicas e o Gari tem o importante papel de deixar tudo organizado. A limpeza diária diminui também os riscos de bueiros entupidos ocasionando enchentes. Além disso, evita que doenças se alastrem.

As atribuições do Gari são a limpeza pública, desde varrimento de ruas até a coleta de resíduos, lixo orgânico, lixo reciclável, capinas, limpeza das bocas de lobo e córregos. Por isso devemos nos preocupar mais em reciclar, reutilizar e reduzir a quantidade de lixo produzido. O consumo sustentável e consciente também é uma boa arma para ajudar na preservação do meio ambiente.  Enquanto nosso nível de consciência ambiental não evolui plenamente obrigado a todos os garis de Chapadão do Sul e do Brasil

Foto de capa ilustração Google

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também