A Polícia Militar de Costa Rica prendeu um foragido da Justiça da Bahia condenado a 20 anos de prisão pelo crime de Homicídio. Estava com Mandado de Prisão em aberto e escondido em Mato Grosso do Sul. Os PMs atendiam uma ocorrência de Ameaça quando checaram o nome do envolvido no sistema de informações da corporação.
O homicida ainda tentou fugir, mas foi contido. Apresentou documento de identidade falso. Portava a cédula de identidade do irmão com sua foto. Acabou encaminhado á Delegacia de Polícia Civil para as providências judiciárias. O ano de 2024 vai fechando com inúmeras prisões de criminosos de alta periculosidade refugiados em Costa Rica, Chapadão do Sul e Paraíso das Águas.
Criminosos ligados a carteis internacionais de drogas, estupradores, assaltantes de bancos e homicidas em séries estão entre os presos em 2024 pela PM da 4ª Cia, com sede em Chapadão do Sul. No cenário regional Costa Rica é a unidade de maior destaque em número de capturas nos últimos anos.
Esta modalidade de ocorrência vem tendo excelente performance da Polícia Militar em todas as cidades da região. O trabalho eleva o nível de segurança da sociedade. Em 2022 foram cumpridos 50 Mandatos de Prisões, 60 em 2023 e com perspectiva de superar esta marca em 2024.
Várias destas prisões foram de criminosos muito perigosos, foragidos de outros estados. Entre os antecedentes destes homens estão o Tráfico de Drogas em estados do Nordeste, São Paulo e no Norte do Brasil. São bandidos “linha de frente” em seus redutos que fogem em busca de novas ações criminosas e parceiros para a execuções de crimes nas regiões do Bolsão e Norte