Chapadão do Sul/MS

Confirmado caso positivo de Hanseníase durante atendimentos na “Carreta da Saúde” em Chapadão do Sul

Um caso positivo de hanseníase foi confirmado ontem pela dermatologista Aline Beu durante os exames feitos na ?Carreta da Saúde da NOVARTIS?, estacionada na Praça de Eventos em Chapadão do Sul. Centenas de pessoas foram ao local para receber atendimento médico especializado gratuito nos últimos três. O nome do paciente infectado há cinco anos com a doença não foi revelado. A médica fez as prescrições exigidas para o caso, incluindo recomendações de exames preventivos a familiares e demais pessoas da convivência do paciente.

Este é um caso típico de falta de informação que levou um ser humano a conviver com uma patologia grave por anos. Colocou em risco a saúde de mulher, filhos e amigos. A falta de informação e campanhas eficientes ainda matam pessoas no Brasil e no mundo. A pessoa infectada em Chapadão do Sul foi orientada a buscar atendimento especializado em Paranaíba. Ela é trabalhadora rural e com perfil típico dos cidadãos que não possuem acesso á informação.

Segundo Aline Beu a Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 20a até mais de 1º anos. A doença pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início e do tratamento imediato.

A dermatologista destacou ainda que a rede pública de saúde dispõe hoje de todo o tratamento necessário para tratar da pessoa que contraiu a doença em todas as suas etapas. No entanto ele sugeriu como mecanismo didático a realização de mais campanhas de orientação à população. (Foto ilustração de paciente)

Sinais e Sintomas

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.

área de pele seca e com falta de suor.

área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas.

área da pele com perda ou ausência de sensibilidade.

Sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.

Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés.

Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

Transmissão

A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também