Chapadão do Sul/MS

CELULAR atrapalha as aulas? Projeto legislativo pretende restringir uso pelos alunos em Chapadão do Sul

O Projeto de Lei nº 180/2024, de autoria do Vereador Mika, que “Dispõe sobre a regulamentação do uso de celulares e dispositivos tecnológicos nas unidades escolares do Município de Chapadão do Sul” promete render  muita discussão entre alunos, pais e professores. Afinal, celulares e redes sociais em sala de aula causa déficit de atenção? A tecnologia deve e pode ser usada como ferramenta de trabalho em sala de aula. Mas sem regulação tira a atenção e afeta em pelo menos 20% de forma negativa nas notas finais segundo estudo da universidade americana de Harward. O projeto foi lido no plenário da Câmara de Vereadores e irá à votação na próxima sessão ordinária.

Um estudo da universidade americana de Harvard mostrou que alunos que não utilizam seus dispositivos durante as aulas têm um desempenho significativamente superior em termos de compreensão e retenção de conteúdos. Segundo o estudo as distrações digitais está ligada diretamente ao desempenho com o uso contínuo de celulares. Essa realidade pode ser vista em diversos países como nos Estados Unidos onde o levantamento aponta que o uso frequente das redes sociais durante o período escolar contribui para uma redução de 20 % nas notas finais.

Relatórios recentes da Unesco de 2023 evidenciam que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos está associado ao aumento de níveis de ansiedade e estresse, particularmente entre adolescentes. Pode comprometer não apenas o desempenho acadêmico mas, também, o bem estar geral dos alunos. Estudo reconhece a importância de celulares para determinados fins pedagógicos e situações especiais como no caso de alunos com deficiência ou necessidades médicas. Nestes casos cabe a supervisão e controle de professores.

A tecnologia deve ser usada como ferramenta de apoio ao ensino. Políticas semelhantes já foram implementadas com sucesso em diversos países como a França desde 2018. O uso de celulares em escolas primárias foi restringido com o objetivo de melhorar o desempenho de alunos. Da mesma forma no Reino Unido com resultados positivos.

A proposta não objetiva proibir o uso da tecnologia nas escolas mas garantir seu uso seja efetivo e controlado   alinhado á política pedagógicos. A medida busca melhor contribuição a para o ambiente de aprendizado mais disciplinado produtivo e focado, beneficiando diretamente o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. (fotos google)

Vereador Mika, autor do projeto

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