Chapadão do Sul/MS

CHAPADÃO do Sul teve sensação térmica de 41º ontem. Outubro começa com fumaça e previsão de calor histórico em MS

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

            Chapadão do Sul registrou 37,7º de temperatura ontem com 15% de umidade relativa do ar e sensação térmica de 41º. O sol tórrido foi marcante na tarde de segunda-feira e sem previsão de chuva imediata na cidade e região. Coxim teve 41º e sensação de 47°. O mês de outubro começa   com a continuidade de onda de calor e alerta para tempo seco emitido no fim do mês passado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para Mato Grosso do Sul. Para piorar essas condições, fumaça de incêndios voltou a afetar a qualidade do ar, ao menos na Capital, e a previsão é que as temperaturas atinjam valores históricos ao longo do mês.

Segundo o meteorologista Natálio Abrão, os termômetros em outubro podem registrar valores inéditos desde o início do monitoramento climático do Inmet no Estado. A tendência é superarem os incríveis 44,6ºC que Água Clara e Paranaíba enfrentaram em 5 e 7 de outubro de 2020, respectivamente. Localizadas próximas à divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo, as cidades podem quebrar os próprios recordes em alguns dias.

Natálio destaca ainda que a sensação térmica deve ser maior do que 50ºC nos dias mais quentes. Ele prevê a de 51ºC para Ribas do Rio Pardo, por exemplo.  Em 2020, Água Clara chegou a registrar sensação térmica de 52ºC  

O meteorologista acrescenta que a altitude, declinação, cobertura vegetal, tipo de solo e estiagem explicam os municípios citados serem destacados como os mais quentes do Estado.  Com relação às fumaças, a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar o avalia como “moderado” nesta manhã. A tendência é que o índice se mantenha assim e não piore, considerando que as chuvas previstas entre quarta (2) e quinta-feira (3) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado) poderão ajudar a limpar a atmosfera dos poluentes.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também