Chapadão do Sul/MS

Outra vez Renan, que falta de vergonha!

*Ribeiro Arce

O senador Renan Calheiros (PMDB/AL), presidente do Senado Federal, é realmente um ?cabra? abusado, enquanto o povo brasileiro, em sua grande maioria ia às compras se preparando para os festejos natalinos, o parlamentar alagoano fazia uma cirurgia para implante de cabelos e correção das pálpebras. Nada contra o procedimento cirúrgico, aliás, a patuléia gosta de ver seus mandatários rejuvenescidos e eles sabem muito bem disso.

A cirurgia de Renan tinha tudo para passar despercebida do povão, não fosse o meio de transporte utilizado por ele para se deslocar de Brasília até o Recife onde foi realizada a operação cirúrgica. Um jatinho da Força Aérea Brasileira (FAB) foi requisitado por ele para o transporte, tudo a custa do dinheiro do suado povo brasileiro. A cirurgia no ?vaidoso? senador virou mais um escândalo nacional, graças à imprensa que divulgou mais esse caso de abuso do dinheiro público para todo o Brasil.

Mesmo assim, ainda tem alguns ?cabeça de bagre? que querem limitar, colocar freio na imprensa brasileira. Vale lembra que não é a primeira vez esse ano que o senador utiliza aviões da FAB em viagens particulares. No dia 1º de junho ele se deslocou num avião da FAB de Maceió (AL) até Porto Seguro (BA) para participar da festança de casamento de uma filha do senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Após a festa embarcou no mesmo avião e seguiu para Brasília, Capital federal, como se fosse tudo normal e ético.

Naquele período o Brasil vivia momentos de grandes agitações populares por mudanças na política e melhorias na saúde, educação, transportes e segurança e o senador se viu acuado e ressarciu o valor da viagem. Esse episódio mostra a enorme distância que existe entre o tratamento de saúde do senador para a grande maioria do povo brasileiro que amarga um caminho perverso e cruel para conseguir uma consulta no SUS (Sistema único de Saúde), se conseguir uma consulta é difícil, imagine uma cirurgia.

Vamos avisar logo, cirurgia de implante de cabelos e correção de pálpebras o SUS não cobre. Vou reproduzir um trechinho do artigo da jornalista Ruth de Aquino sobre o caos na saúde pública brasileira, publicado na revista época, de 1º/12201º. ?Faltam roupas, remédios, leitos. Faltam médicos, anestesistas, enfermeiros. Falta vergonha?. De tudo que falta na saúde para o povão, para o Renan Calheiros só falta uma coisa, vergonha na cara.

Na antevéspera do Natal, no horário nobre da TV, Renan Calheiros apareceu na telinha em rede nacional, perguntei a mim mesmo, será que vai se desculpar por mais esse escândalo cometido? é querer muito, o senador alagoano passou longe da humildade. Durante cinco minutos Renan falou em rede nacional, citou austeridade, elogiou o trabalho do Senado Federal, agradeceu a Deus, mais não citou uma vírgula sequer da sua viagem. Como diz o ditado popular, cara de pau.

Apesar das críticas, o discurso de Renan na televisão deixou um recado muito claro para o povo, o senador admitiu que as mudanças votadas no Senado esse ano foram consequências das manifestações populares que tomaram as ruas do país nos meses de junho e julho últimos. Está aí o recado, o Congresso Nacional só vota mudanças importantes na pressão popular, ainda não aprendeu que a população não tolera passeios pagos com o dinheiro público. Depois da repercussão negativa de sua viagem no jatinho da FAB, o senador Renan anunciou que vai devolver o dinheiro à União. Valeu a pressão.

*Professor da rede estadual de ensino de MS. E-mail: [email protected]

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também