Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
Militares da PMA (Policia Militar Ambiental) de Costa Rica multaram dois jovens, um menor infrator e um de 19 anos em R$ 1 mil após a circulação de um vídeo repercutir nas redes sociais da cidade. Mostrava os estudantes perseguindo e chutando um gambá no pátio de uma escola. O animal foi capturado sem ferimentos graves com a ajuda dos colegas e do coordenador. Foi devolvido ao seu habitat natural nas proximidades da instituição.
Apesar do animal não ter sido ferido, a ação dos jovens foi classificada como maus-tratos, conforme a legislação vigente. De acordo com a Lei Estadual n° 5.673, de 2021, e a Lei Federal n° 9.605/1998, maltratar ou agredir fisicamente animais é considerado crime. Mesmo sendo um menor de idade, os responsáveis legais foram autuados, em conformidade com o parágrafo 7º da Lei MS nº 90, que responsabiliza os responsáveis por infrações cometidas por menores.
A falta de informação sobre o impacto negativo dessas ações contribui para comportamentos inadequados. Através da educação ambiental, crianças e adolescentes aprendem a respeitar os animais e a natureza, desenvolvendo empatia e responsabilidade. A PMA busca conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre a importância de respeitar a fauna silvestre e preservar o meio ambiente, cumprindo seu papel de guardiã do meio ambiente.
O comando da PMA ressaltou que os militares tem uma área de atuação que compreende seis municípios e realiza fiscalizações ambientais em toda a região de Costa Rica, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Figueirão, parte de Camapuã e de Alcinópolis. Diferente do que foi informado, tão logo possível os policiais estiveram no local e iniciaram as diligências para identificar os autores, destacou o comando.