Chapadão do Sul/MS

GUARDIÕES da Natureza – Apesar das buscas militares da PMA não localizaram anta ferida no incêndio na Iaco. Missão era levá-la ao CRAS

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

     Uma guarnição da PMA (Polícia Militar Ambiental)  não mediu esforços na tentativa de encontrar uma anta de porte médio que estava ferida pelo fogo do último incêndio na Usina Iaco Agrícola. Eles vieram da base operacional de Costa Rica numa unidade  móvel equipada com uma gaiola e apetrechos para  captura. A missão era pegar o animal e levá-lo ao CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) em Campo Grande. Neste caso cabe um destaque especial à PMA pelo empenho em salvar a vida da anta. Muitas espécies devem ter morrido carbonizadas nestas ocorrências com fogo na região.

No final da tarde de ontem funcionários da Usina Iaco encontraram a anta jovem com ferimentos causado pelo incêndio. Geralmente este animal é arisco e foge do ser humano. Como estava debilitada e com ferimentos causados pelo fogo o herbívoro aceitou a aproximação  para tomar a água oferecida pelos trabalhadores.

A Polícia Ambiental de Costa Rica foi acionada. Como os militares  estavam longe do ponto de socorro foi tentada parcerias  para  levar um veículo e veterinário até o  Setor III da usina. Técnicos em Segurança do Trabalho e do setor Ambiental da usina foram os primeiros a chegar no local. O animal já não estava mais lá.

Trabalhadores da empresa seguem fazendo o monitoramento. Caso a anta seja localizada receberá uma avaliação.  Se houver necessidade de transporte para atendimento veterinário a Polícia Militar Ambiental será novamente acionada. Na semana passada a PMA socorreu e salvou um filhote de anta também vítima dos incêndios na região

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também