Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
Alguns institutos de meteorologia como o Climatempo estão informando uma umidade do ar em apenas 13% em Chapadão do Sul, já outros alertam para percentuais críticos de 8% ou 9%. O certo deste contexto é uma baixa histórica que pode ser fatal em algumas circunstâncias e combinações. Idosos são o grupo de risco a ser observado neste momento. Aves como galinhas são altamente sensíveis num ambiente como o de hoje. Vamos reproduzir o áudio de duas doutorandas em saúde pública da FioCruz e Usp sobre os perigos da fumaça e suas partículas à população. O ar do município está carregado com fumaça tóxica após os grandes incêndios de ontem
Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma verdadeira “gangorra” do tempo nesta semana. A meteorologia indica calor extremo, aliado à umidade relativa do ar de até 8%, possibilidade de chuva e frio de até 10ºC. Outras máximas previstas para hoje são de 40ºC em Coxim, 39ºC em Corumbá e Aquidauana, 38ºC em Porto Murtinho, Costa Rica e Três Lagoas, 37ºC em Dourados, Naviraí e Bonito, e 35ºC em Ponta Porã.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que até quarta-feira o tempo firme predomina em todo o Estado, resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica e que atua como um bloqueio, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o tempo quente e seco.
O período da tarde pode registrar baixíssimos índices de umidade do ar, entre 8% e 20%, enquanto o ideal estimado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%. A recomendação é hidratar-se a todo momento e evitar desgaste físico e exposição ao Sol nos momentos mais quentes do dia.
Entre quarta e quinta-feira há o avanço de uma nova frente fria que vai favorecer nas quedas de temperatura e, com menor possibilidade, ocorrência de chuvas nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado. Na sexta-feira, municípios destas regiões podem amanhecer com temperaturas próximas a 10ºC, mas no dia seguinte as máximas já devem passar dos 30ºC. (redação e campograndenews.com.br)
MATERIA relacionada no link abaixo