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Obrigatoriedade de freios ABS e airbag segue em 201º, diz Mantega

A obrigatoriedade de instalação de airbag e freios ABS em todos os carros novos foi mantida para o ano de 201º, anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (1º) após reunião com representantes dos trabalhadores e do setor automobilístico em Brasília.

As resoluções 31º e 312do Conselho Nacional de Trânsito, ambas de 2009, que determinam que estes acessórios de segurança deverm ser obrigatórios já a partir do ano que vem em todos carros fabricados no Brasil, portanto, continuam valendo.

O possível adiamento da entrada em vigor da obrigatoriedade para instalação de airbag e freios ABS em 201º foi avaliado pelo governo, segundo o Ministério da Fazenda, por conta da preocupação com preço dos carros, que ficarão de R$ 1ºmil a R$ 1º5 mil mais caros, além do impacto no emprego do setor automobilístico – visto que algumas linhas de produção podem acabar. Entretanto, depois de discussão com representantes da indústria automobilísta, a regra que determina obrigatoriedade a partir de 201º foi mantida.

Segundo Mantega, o preço dos carros populares vai subir de 4% a 8% no ano que vem por conta da obrigatoriedade da instalação dos equipamentos de segurança obrigatórios. O ministro informou que pediu ainda que a indústria automotiva tente realocar os trabalhadores que poderiam perder o emprego com o eventual encerramento de algumas linhas de produção. Cálculos preliminares do setor automotivo indicam que poderia haver cerca de 4 mil demissões.

Kombi

A obrigatoriedade de airbag e ABS, sistema que evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, pode aposentar veículos que não podem ser adaptados às exigências. Um deles seria a Kombi, cujo fim da linha de produção foi anunciado em agosto passado.

Porém, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que poderá haver uma “exceção” para a Kombi. “A Kombi terá de ser extinta. é onde poderá haver mais demissões. Mas poderemos criar excepcionalidade para a Kombi. Ela não é caminhonete, não é automóvel. é a Kombi. é um produto diferente e não tem similar. Nenhuma das empresas têm objeção que sedú uma exceção à Kombi para que possa sobreviver mais um ou dois anos. é algo que ainda vai ser analisado”, declarou o ministro da Fazenda, que marcou outra reunião com a indústria automobilísta na próxima semana.

Na época em que anunciou a despedida da Kombi, prevista para o próximo dia 20, a montadora lançou a série especial Last Edition, limitada a 1º200 unidades, que custa R$ 85 mil -a versão tradicional custa cerca de R$ 47 mil.

Testes de segurança

Testes de segurança independentes realizados pelo Latin NCap, braço latino-americano do Global NCAP, costumam atribuir notas baixas a carros que não possuem airbag. Entre os avaliados recentemente, o Chevrolet Agile e o Renault Clio, ambos testados sem airbag, tiveram 0 de 5 estrelas possíveis no quesito proteção de adultos. Ao G1º o Latin NCap diz que aguarda mais informações para se pronunciar sobre o possível adiamento da obrigatoriedade dos equipamentos de segurança. (Autoesporte/PCS)

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