Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
Um morador de Chapadão do Sul registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia relatando que recebeu intimação para o pagamento de R$ 4,7 mil referente a um suposto tratamento dentário que nunca realizou. Claro que seus dados pessoais foram usados por criminosos digitais que infestam as redes sociais do Brasil na atualidade. Cidadãos do município são achacado diariamente por todo o tipo de criminoso virtual. As somas desviadas de contas bancárias e outras modalidade de golpes são vultosas. Este tipo de crime é de difícil rastreamento pela Polícia que recebe dezenas de queixas de vítimas em todas as cidades da região.
O Brasil registrou 4.678 casos por hora de tentativas de golpe via aplicativo de menagem ou ligação telefônica nos últimos 12 meses, segundo pesquisa Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Público.
Essa fraude — popularmente conhecida como “golpe do 0800”, golpe da confirmação de compra ou golpe da falsa central de atendimento — envolve uma comunicação (feita por mensagem ou ligação) em que um fraudador se passa por funcionário de alguma empresa e tenta convencer a vítima a comprar algo ou transferir dinheiro.
Nesses casos, o fraudador se passa pelo funcionário de um banco que tenta confirmar uma tentativa de compra ou de transferência de dinheiro, geralmente de alto valor, e induzem a vítima a fornecer dados da conta que podem resultar no roubo de dinheiro.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 17 de junho com 2.508 entrevistados de todas as regiões brasileiras. O cálculo para projetar o número de casos levou em conta a proporção de pessoas que relataram terem sido vítimas de cada tipo de golpe nos últimos 12 meses e o tamanho total da população. (Redação e G1) / (foto coopersystem)