Chapadão do Sul/MS

“ÁGUA X ÓLEO” – PL “raiz” rejeita apoio aos Tucanos. Como ficará o cenário em Chapadão do Sul após decisão de Bolsonaro?

 Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

          A  nova verticalização da campanha sucessória na Capital e Interior após a determinação do ex-presidente Jair Bolsonaro em colocar o PL no apoio irrestrito ao PSDB nas eleições da Capital e nos municípios do interior criou um “mal estar” nas fileiras do Partido Liberal em várias cidades. Os filiados “raiz” do PL não aceitam nenhum tipo de composição com os Tucanos. A legenda ainda não se manifestou oficialmente em Chapadão do Sul. O Diretório Municipal já declarou apoio ao pré-candidato Walter Schlatter (PP) e – provavelmente – não aceitará este alinhamento imposto por Bolsonaro, líder máximo do PL no plano nacional ao PSDB.

O político com o maior número de votos do PL em MS (Deputado Federal Marcos Pollon)   foi o primeiro a se rebelar contra o alinhamento imposto de cima para baixo. Existe a possibilidade de algumas cidades atenderem a determinação apenas no papel, mas se manterem fiéis aos seus ideais ideológicos na campanha e não apoiarem publicamente os candidatos do PSDB, conforme a determinação.

A decisão embaralhou a sucessão na Capital e nas cidades do interior. Em Chapadão do Sul – por exemplo – os dois candidatos que já estão em pré-campanha como Walter Schlatter (PP) e Jocelito Krug (PSDB) são Bolsonaristas e apoiam o governador Eduardo Riedel.  São do mesmo campo ideológico. Schlatter já tem o apoio público do PL. Com a nova determinação Jocelito Krug (PSDB) é quem passará a contar com este importante apoio do Partido Liberal após a nova determinação.

IMPORTÂNCIA percentual de Chapadão do Sul no cenário politico de MS e do Brasil

No dia 30/06/2024 foi realizado o último levantamento do TSE e respectivamente os TRE’S nos Estados, o Quantitativo de eleitores aptos para exercerem seus direitos e democraticamente irem às urnas escolherem seus representantes nos pleitos municipais. O número final no Brasil ficou em 158.887.920 eleitores. No MS 2.032.934  e Chapadão do Sul com 22.060 ou seja, a cidade impacta no eleitorado total de MS em apenas 1,085%.

MS tem 1,2776% dos eleitores do Brasil. É o mesmo quantitativo somente da cidade de Salvador na Bahia. Chapadão do Sul é equivalente a 1 pessoa no meio de 100 pessoas do MS e 1,27 no total de 100, é o impacto de MS nos eleitores do Brasil.

Chapadão do Sul tem as duas candidaturas mais bem posicionadas e com reais chances de chegar ao êxito na eleição alinhadas com o Governador Eduardo Riedel na reeleição e no ex-Governador Reinaldo Azambuja ao Senado. Da mesma forma é MS no Brasil, se um presidenciável ir na cidade de Salvador fazer campanha seria a mesma coisa que andar em todos os 79 municípios do Estado de MS em números percentuais.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também