Chapadão do Sul/MS

CORRENTISTA teve conta “limpa” ai baixar aplicativo malicioso em Chapadão do Sul. Estelionatário se passou por atendente

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

            Uma correntista teve a conta limpa após receber a ligação de um número desconhecido de uma pessoa dizendo que era “atendente da agência”.  O estelionatário informando que detectou alguns pagamentos agendados para datas futuras e perguntou se a titular da conta confirmava as operações.  A vítima estava distraída e nem se atentou que falava com um número desconhecido.

Achando que era uma ligação legítima  confirmou os dados e informou que gostaria de realizar o cancelamento dos agendamentos em andamento. Foi instruída pelo suposto atendente a fazer o download de um aplicativo (que em tese era para aumentar a segurança dos dados bancários) e informando um passo a passo para instalação e cadastramento.

Todo procedimento foi feito pela correntista. Percebeu que foi vítima de um golpe quando entrou em seu aplicativo bancário e notou que todo o valor sumiu da conta. Durante a ligação  a vítima foi instruída pelo criminoso a abrir o aplicativo bancário e realizar algumas autorizações. Seriam para suspender os mencionados pagamentos. Na verdade ela estava transferindo seu dinheiro para a conta de um criminoso.

FIQUE ATENTO bancos jamais fazem ligações com números não identificados.  

Dicas de proteção

Desconfie! Essa é a dica principal.

“Uma estratégia dos criminosos é forçar o clique fingindo trazer uma promoção de uma loja, uma atualização falsa de um aplicativo que o usuário já tem ou até imitando site de notícias, trazendo um tema considerado relevante ou curioso do momento”, explicou.

Assim, é preciso sempre desconfiar desse tipo de mensagem ou notificações estranhas, completou.

Veja 5 passos para se prevenir do vírus do Pix:

  1. Não clique em links desconhecidos;
  2. Jamais dê permissões para aplicativos não seguros em seu celular;
  3. Desconfie de anúncios que prometam prêmios fáceis ou sorteios gratuitos;
  4. Não clique em links enviados por números desconhecidos no WhatsApp;
  5. Fique atento a notificação que peça acesso às opções de acessibilidade do aparelho.

FONTE da imagem https://www.kaspersky.com.br/

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também