Sem curvas, Chapadão do Sul chama atenção pelas ruas retas, avenidas largas, amplas rotatórias, praças urbanas com muito verde e construções de belas casas e mansões. A exemplo de megas centro econômico como as cidades americanas de Nova York e Manhattan possui ruas centrais com numeração ao invés de nomes de pessoas. Nos EUA as ruas estão divididas em duas partes: leste (East) e oeste (West) em função da sua localização em relação à Quinta Avenida. Quanto mais alto o número, mais da avenida de referência.

Cidade de emancipação relativamente recente o município difere em vários aspectos de outras sul-mato-grossenses que compõem a rota da rodovia BR-158. Aparecida do Taboado, Paranaiba e Cassilândia são municípios que tem origens centenários. As duas primeiras foram fundadas por volta da década de 1830. São cidades velhas com ruas estreitas e terrenos acidentados.
Chapadão do Sul é a cidade que mais novos moradores em MS. Fica a 322 quilômetros de Campo Grande, a 722 de Brasília e a 460 quilômetros de São José do Rio Preto. Com população estimada em 35 mil habitantes e área de 3.249.549 km², o município tem como principal atividade econômica a agricultura ao ponto de receber o nome de “Capital Agrícola” de MS.
FONTE Nelson Gonçalves / folha2.com.br
Foto de capa layout do projeto de revitalização do centro sem os viedutos