Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
Cerca de 213 crianças com até 4 anos 11 meses e 29 dias foram vacinadas contra a poliomielite no sábado, em Chapadão do Sul. Foi o “ Dia D” da campanha que começou no dia 27 de maio e vai até 14 de junho. O Rotary Club participou da vacinação em parceria com a Secretaria de Saúde. O combate à doença é uma bandeira internacional do Rotary há mais de 35 anos no mundo.
Sobre o assunto a Presidente do Rotary Club de Chapadão do Sul, Elenir Pereira Matos, destacou a que erradicação da doença é uma das prioridades da entidade há mais de três décadas. Segundo ela este objetivo está próximo de ser alcançado.
Os associados do Rotary doaram mais de US$ 2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para o apoio governamental de diversos países que viabilizaram mais de US$10 bilhões à causa.
Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Mas é crucial a continuação do trabalhando para manter outros países livres. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200 mil crianças por ano.
O QUE É POLIOMIELITE ?
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Ressaltamos que a Campanha é muito importante e que faltam muitas crianças ainda a serem imunizadas, estamos apenas com 15% da meta alcançada, então pedimos aos pais e/ou responsáveis que procure o quanto antes a Unidade de Saúde e vacine seu filho!







